Por:

Uma emoção inexplicável

Após conhecermos as escolas de samba campeãs do carnaval do Rio e São Paulo — Viradouro e Mocidade Alegre — surgem os críticos de plantão apontando erros e criticando diretoria, carnavalesco, e por aí vai... No fim, sabemos que nada disso vai adiantar, os desfiles já aconteceram e o que resta é, a partir de agora, tentar aparar os erros e problemas para o desfile de 2025.

O fato é, em uma disputa de alto nível sempre vamos ter críticos e discussões, porém, o que podemos afirmar é que todas as escolas fizeram um lindo e brilhante trabalho durante o ano. Isso se concretiza nas avenidas do samba. Foram dias de muita alegria, torcida, união e de muita, mas muita, cultura brasileira.

Não é a toa que o nosso carnaval é considerado o maior espetáculo do mundo. Se através das telas já nos impressionamos, estar no sambódromo, independentemente de setor, é algo mágico e fascinante.

Uma mistura de luta contra preconceitos, exaltação da mulher, uma viagem em culturas específicas religiões que, muito das vezes, só são desmistificadas através da passarela do samba.

É tão satisfatório ver integrantes da agremiações chorando, gritando, sofrendo e trabalhando. Ao mesmo tempo, as palmas de toda a plateia em cada vinda dos integrantes da comissão de frente e dos casais de porta-bandeira e mestre sala, não tem como existir em outro lugar. É o nosso país mostrando que temos sim uma gigantesca cultura, rica e exaltada.

E quando surgem os passistas então, crias das comunidades, que cresceram nos barracões e recebem esses destaques tão importantes para incentivo. Por fim, todos aguardam, ansiosamente, a mulher que representa a tão importante e valiosa bateria.

Um mix de sentimentos que só nós brasileiros sabemos dizer o que é. Um mix de sentimentos que muitos turistas internacionais levam consigo na volta ao seu país de origem. Resumindo, os gringos ficam apaixonados e impactados.

Um gigantesco viva a todos os envolvidos no nosso carnaval, um agradecimento a todos os componentes das escolas de samba que tornam as avenidas em um verdadeiro espetáculo. Que venham os desfiles das merecidíssimas campeãs.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.