Conmebol testa sua final 'anti-vexame'
A Conmebol anunciou nesta terça-feira (13) que a final da Copa Libertadores da América de 2024 será disputada em Buenos Aires, na Argentina. No entanto, o estádio que receberá a honra de sediar o jogo final rumo à glória eterna ainda não foi definido.
Nas redes sociais, a Associação de Futebol Argentina (AFA) comemorou bastante a decisão.
"É oficial: Buenos Aires sediará a final da Copa Libertadores 2024. Que alegria receber você em nosso país, Conmebol!", celebrou a AFA no X, antigo Twitter.
Mesmo que não tenham indicado qual será o estádio, parece mais que óbvio que será no novo Estádio Monumental, que foi reformado recentemente e se tornou o maior estádio 'padrão FIFA' da América do Sul, comportando mais de 83 mil torcedores.
O curioso é que essa decisão de anunciar a cidade-sede em vez do estádio parece ser mais uma alternativa da Conmebol para evitar vexames de estádios vazios em finais de pouco apelo, como na Sul-Americana de 2021, entre Red Bull Bragantino e Athletico-PR, que foi disputada no Estádio Centenário, no Uruguai, cuja capacidade era para 65 mil torcedores, mas contou com baixíssimo público. O mesmo aconteceu na final da Libertadores de 2022, entre Athletico-PR e Flamengo, que teve ingressos distribuídos gratuitamente no dia para tentar disfarçar a pouca presença das torcidas.
Em tempos em que o dinheiro fala mais que a paixão das torcidas, essa opção parece a mais acertada para evitar novos vexames. Assim, dependendo do apelo e tamanho de torcida dos finalistas, o jogo poderá ocorrer em um palco menor.