Espionagem a brasileiros - Abin fez 10 mil consultas informais ao sistema de espionagem FirstMile
1-A FORÇA DA EXTREMA DIREITA - Esquerda morreu e extrema direita é única força real no país, diz Safatle. Autor lança 'Alfabeto das Colisões', livro experimental de filosofia para grande público. Por
Uirá Machado. Em seu mais recente livro, professor de filosofia da USP diz que esquerda brasileira tornou-se uma "constelação de progressismos" que perdeu a ambição de transformar a estrutura da sociedade nos dois pontos fundamentais desse espectro político: igualdade e soberania popular. Vitória de Lula foi só um respiro, enquanto extrema direita continua forte, e mascara a dificuldade de propor soluções para os desafios atuais, avalia ele. Vladimir Safatle, 50, tem notícias pouco animadoras para a esquerda no Brasil, campo ao qual ele próprio está vinculado. "A extrema direita é hoje a única força política real do país, porque é a força que tem capacidade de ruptura, tem estrutura e coesão ideológica", afirma o professor de filosofia da USP, que acaba de lançar um novo livro, "Alfabeto das Colisões" (editora Ubu). (...) (Folha de S. Paulo)
2-ANISTIA DE BOLSONARO? Campanha pela anistia de Bolsonaro começa no comício dos amigos do golpe. Para aliados relevantes do bolsonarismo, movimento para evitar cadeia não é inviável. Por Vinicius Torres Freire. Um acordão parece agora implausível, por motivos vários. Evidências e indícios de crimes de Bolsonaro e turma se amontoam; há o risco de que mais provas apareçam. Além do mais, a maré de rejeição ao capitão no sistema de poder ainda está em alta; o governo Lula pode ser um sucesso de público. (...) (Folha de S. Paulo)
3-ESPIONAGEM NO GOVERNO BOLSONARO - Abin fez 10 mil consultas informais ao sistema de espionagem FirstMile durante governo Bolsonaro. Alguns pedidos de monitoramento foram realizados por meio do WhatsApp; servidor da agência admitiu 'falta de gestão documental'. Por Dimitrius Dantas e Thiago Bronzatto. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) realizou 10 mil consultas informais no sistema de espionagem FirstMile, sem que fizesse parte de uma operação em curso do órgão. Na lista de vigiados pelo órgão, revelada pelo Globo, constam políticos, assessores parlamentares, ambientalistas, caminhoneiros e acadêmicos. Os dados registrados no FirstMile apontam que o sistema foi utilizado pela Abin entre fevereiro de 2019 e abril de 2021. (...) (O Globo)
4-'SUPER-RICOS' - No G20, Haddad afirma que Brasil vai propor taxação global de 'super-ricos'. Reunião de ministros de Finanças e chefes de bancos centrais vai tratar de dívidas dos países pobres. Por Eliane Oliveira. Ministro da Fazenda Fernando Haddad quer usar o encontro no prédio da Bienal, em São Paulo, nesta semana para lançar uma proposta de tributação global do "super-ricos", alvo de um dos projetos que ele conseguiu aprovar no Congresso no ano passado. Em entrevista ao Globo por e-mail, o ministro afirmou que essa agenda é fundamental para o crescimento econômico sustentável no mundo. (...) (O Globo)
5-VEÍCULOS ELÉTRICOS - Compradores de carros gostam de veículos elétricos, mas vendas perdem força. Montadoras dizem que o crescimento das vendas nos Estados Unidos segue em curso, mas vem arrefecendo; preço médio dos automóveis caiu 10,8% no ano passado. Por Por Jeanne Whalen. As vendas de veículos totalmente elétricos ainda estão crescendo muito mais rápido do que as vendas de carros a gasolina nos Estados Unidos ? elas aumentaram 49% no ano passado, para 1,1 milhão de veículos, de acordo com a Wards Intelligence. Mas as montadoras dizem que o crescimento arrefeceu ultimamente em meio aos preços mais baixos da gasolina e às preocupações persistentes com a falta de estações de recarga, o que contribuiu para uma queda de 10,8% no preço médio dos VEs no ano passado, para US$ 55.353, de acordo com dados da Cox Automotive. (...) (O Estado de S. Paulo)
6-ROUBO DE CARGAS - Brasil teve quase duas cargas roubadas por hora em 2023; tendência de crime continua alta. No total, foram 17 mil ocorrências no ano passado, o que colocou o País no ranking global de consultoria.Por Wesley Gonsalves. O resultado mostra um crescimento de 4,8% do crime em comparação com 2022, segundo os dados do estudo "Brasil: Relatório Anual de Roubo de Cargas", da consultoria Overhaul, que analisa a segurança no escoamento de mercadorias no território nacional. Os números colocam o País na segunda colocação do ranking global da empresa, atrás apenas do México e à frente de África do Sul. Além de apontar para um aumento pontual no número de casos em 2023, a análise da consultoria também comparou os índices de incidência desses crimes no País no pré-pandemia, revelando uma onda ascendente de criminalidade em relação aos roubos de cargas no Brasil, como conta o gerente de inteligência da Overhaul no Brasil, Reginaldo Catarino. "Nós observamos que a tendência é que o roubo de cargas continue subindo", afirma. (...) (O Estado de S. Paulo)
7-HIDRELÉTRICAS PERDEM espaço para eólica e solar e já precisam desperdiçar energia. Principal fonte de eletricidade do Brasil viu investimento estagnar nos últimos anos e agora tenta se modernizar. Por Pedro Lovisi. O cenário é uma ladeira abaixo. Há quatro décadas, 90% da matriz elétrica do Brasil vinha de hidrelétricas — Itaipu, por exemplo, foi construída nessa época. Desde então, essas usinas viram sua representatividade cair, ainda que continuem sendo a principal fonte brasileira. A energia hidráulica é hoje responsável por 53% da capacidade instalada do país; em sete anos, a fatia terá caído para 42%, segundo estimativas oficiais. A razão principal do declínio está na migração de investimentos para outras fontes de energia, como eólica e solar, cada vez mais baratas. Em 1985, a matriz elétrica brasileira era composta basicamente por quatro fontes: água, carvão, petróleo e nuclear; ou seja, só uma renovável — a hidráulica —, ainda que fosse de longe a de maior expressão. Hoje, são ao menos dez, sendo que seis são renováveis. Entre elas, as queridinhas dos atuais investidores: eólica e solar, que representam 11,5% e 11,8% de toda a capacidade no Brasil. Essas fatias, segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), devem ser de 11% e 18% em 2031. A estimativa da capacidade de geração solar considera que toda a energia renovável produzida na geração distribuída em 2031 seja via painéis solares. (...) (Folha de S. Paulo)
8-RÚSSIA CRESCE - Por Faisal Islam, editor de Economia da BBC News. Longas filas começaram a se formar nos caixas eletrônicos de Moscou. Em países ocidentais, oligarcas tiveram seus iates, times de futebol, mansões e até cartões de crédito confiscados. A Rússia entrou em uma grande recessão. Quase dois anos se passaram e uma grande mudança ocorreu neste contexto econômico. Vladimir Putin, gabou-se de que a Rússia é a economia que mais cresce na Europa. O Fundo Monetário Internacional (FMI) destacou a pujança da economia russa ao aumentar a sua previsão de crescimento do país neste ano de 1,1% para 2,6%. De acordo com dados do FMI, a economia russa cresceu mais rapidamente do que todo o G7 no ano passado e seguirá assim em 2024. (...) (BBC News Brasil)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com