Um dos verdadeiros marcos da engenharia completou 50 anos ontem (4). A Ponte Rio-Niterói, responsável pela locomoção de milhares de pessoas todos os dias é sem dúvida um dos marcos da criação da engenharia, até hoje, moderna. Afinal de contas transformou as lentas transições de duas horas entre a cidade do Rio de Janeiro e a vizinha Niterói, em apenas 17 minutos. Isso inclusive é um dos fatores que fizeram com que boa parte dos moradores de Niterói pudessem se arriscar em empregos pela cidade do Rio de Janeiro que de fato possui mais oportunidades.
Porém, o mesmo aconteceu no contrário, onde muitos cariocas puderam ir atrás de novas oportunidades e negócios na cidade vizinha. Hoje, graças a ponte Rio e Niterói são quase uma cidade só, onde muitas vezes você almoça no Rio e vai na sequência em um médico em Niterói. Tudo isso, graças a criação da ponte. Para os mais novos é difícil imaginar que para conseguir ir até a cidade vizinha era necessário percorrer cerca de 100 km pela Baixada Fluminense para conseguir chegar. Realmente impensável para a atual realidade de seus 17 km entre uma cidade e a outra.
Mas verdade seja dita, a criação da ponte não só acelerou o ir e vir entre as cidades, como também desafogou as vias vizinhas que acabavam tendo um trânsito descomunal pelas pessoas que precisavam se deslocar entre as duas cidades. Até mesmo as barcas que transportavam os carros perderam lugar para a agilidade da ponte que ao longo dos seus 50 anos permanece sendo uma das principais vias do Estado. Foi ela inclusive que possibilitou o crescimento de outros pontos do estado, como São Gonçalo e a Região dos Lagos Fluminense.