Estado de emergência para a dengue em São Paulo: mais de 135 mil casos. Brasil bateu a marca de 1 milhão de casos

Por José Aparecido Miguel (*)

1-BOLETO - Pagamento com boleto vai ficar mais rápido para competir com Pix. Por Giuliana Saringer. A partir do dia 15 de março, os pagamentos de boleto vão cair mais rápido na conta dos cobradores. Hoje os pagamentos demoram até três dias úteis para serem processados e, para especialistas ouvidos pelo UOL, a mudança foi feita para o meio de pagamento competir com o Pix. O que muda - A mudança estava prevista para 19 de janeiro, mas foi adiada para 15 de março. (...) (UOL)

2-'TEMPO VAI PROVAR que eu estava certo', diz Lula sobre Palestina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, segunda-feira (4), que "o tempo vai provar" que ele estava certo ao comparar as ações das forças de Israel em Gaza com os atos da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. O que aconteceu - "Há 20 dias, como eu apanhei porque falei da Palestina", disse Lula. Dizendo ser católico e acreditar que "Deus escreve certo por linhas tortas", o presidente argumentou que o tempo provará que ele está certo em sua opinião sobre a guerra em Israel. "O povo palestino tem o direito de viver, de criar o seu país", defendeu. O presidente disse não ser aceitável anunciar doação de comida e ajuda humanitária para a população em Gaza, mas "mandar bala, mandar morte para aquelas pessoas". "Até quando a gente vai ter medo? Até quando vamos nos curvar? Já passei por muitas histórias (...), então, nós temos que reagir em nome da democracia e das instituições." Enquanto Lula falava sobre o tema, a primeira-dama, Janja Silva, chegou a levar a bandeira palestina. Depois, a primeira-dama manteve a bandeira sobre o colo. No evento, Lula também posou com uma bandeira da Palestina e declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) "está tentando escapar" da possibilidade de ser preso. (...) (UOL)

3 -CONLUIO - Obras emergenciais em SP: 223 contratos têm indícios de conluio. Por Thiago Herdy, Pedro Canário e Rafael Neves. Pelo menos 223 dos 307 contratos para obras emergenciais sem licitação realizadas na gestão de Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, trazem indícios de combinação de preços entre empresas concorrentes. São obras para contenção de encostas, intervenções em margens de rios, córregos e galerias pluviais, recuperação de passarelas, pontes ou viadutos. Em 171 contratos apenas o vencedor apresentou desconto relevante —as outras empresas não ofereceram desconto ou recusaram o convite para participar da disputa. Em outros 52 contratos, os demais concorrentes apresentaram descontos irrisórios — abaixo de 0,3 ponto percentual do valor de referência. Os valores com indícios de combinação somam R$ 4,3 bilhões, ou 87% do total contratado emergencialmente. (...) (UOL)

4-EMERGÊNCIA - MAIS DE 135 MIL CASOS EM SÃO PAULO - Estado de São Paulo decreta estado de emergência para a dengue. A decisão foi tomada em meio à disparada na transmissão da doença neste ano. São mais de 135 mil casos e 27 mortes confirmadas no estado. O estado de São Paulo decretou estado de emergência para a dengue terça-feira, 5. A decisão foi tomada em meio à disparada na transmissão da doença neste ano. São mais de 138 mil casos e 31 mortes confirmadas no estado, além de 131 óbitos em investigação. O governo estadual, assim, acata a uma orientação de autoridades internacionais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que seja decretada emergência quando o número de casos de uma doença passa de 300 para cada 100 mil habitantes — taxa que São Paulo bateu. O Brasil bateu, na semana passada, a marca de 1 milhão de casos de dengue em 2024, em apenas dois meses. O total é mais da metade do registrado ao longo de 2023 e acima por completo de 17 anos da série histórica, como 2021, 2020, 2018 e 2017. A alta de casos é atípica devido às proporções acima do esperado e a ocorrência mais cedo do que o normal. No início de fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde do ministério, Ethel Maciel, disse que, "em geral, há um crescimento de casos no final de março e começo de abril", mas que em 2024 "nós começamos a ver o crescimento dos casos já em janeiro". (...) (O Globo)

5-MULHERES DISCRIMINADAS - Mulheres têm mais estudo, mas não chegam a 40% de cargos de liderança. Por Lucas Borges Teixeira. As mulheres no mercado de trabalho brasileiro estudam mais anos, mas não chegam a 40% dos cargos de liderança no país. O que aconteceu - Mulheres ocupam hoje 39,1% dos cargos de liderança no país, segundo levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) feito com dados de 2023. As mulheres empregadas estudaram mais tempo do que os homens. Segundo a pesquisa, elas estudaram 12 anos, em média, enquanto os homens fizeram isso por 10,7 anos, em média. Nem por isso chegaram a mais cargos de chefia. A amostra faz parte do estudo "Mulheres no Mercado de Trabalho", que deverá ser apresentado em evento da CNI. (...) (UOL)

6-MUSCULAÇÃO MELHORA sintomas de depressão e ansiedade em idosos. Pesquisadores analisaram mais de 200 artigos para traçar a relação entre exercício de resistência e saúde mental; eles ainda identificaram o modelo de treinamento mais vantajoso. Por Maria Fernanda Ziegler. (...) (O Estado de S. Paulo)

7-PORTE DE DROGAS - Senado quer votar projeto que endurece penas por porte de drogas em reação a julgamento no STF. Supremo retoma julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal nesta quarta-feira; proposta foi apresentada em setembro do ano passado, após Corte chegar a cinco votos pela liberação. Por Karina Ferreira. (...) (O Estado de S. Paulo)

8-NOVA FUGA - Dois presos fogem de cadeia de segurança máxima em MS com ajuda de corda. Por Gilvan Marques. Dois detentos conseguiram fugir de uma cadeia de segurança máxima, em Campo Grande (MS), na madrugada de segunda-feira (4), com a ajuda de uma corda. O que aconteceu - Segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), quatro detentos tentaram fugir do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, uma cadeia de segurança máxima que está sob a responsabilidade do estado do Mato Grosso do Sul. Dois conseguiram escapar e outros dois foram recapturados pelos agentes ainda dentro do presídio. Os detentos que obtiveram sucesso se chamam Douglas Luan Souza Anastácio, 33 anos, preso por tráfico e roubo, e Naudiney de Arruda Martins, 32 anos, preso por roubo e furto. Já os que foram recapturados estão isolados em cela disciplinar e responderão a um Padic (Procedimento Administrativo Disciplinar). (...) (UOL)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com