Por:

Os fatos históricos de 21 de abril

Há várias datas na história brasileira que merecem atenção. Uma delas é 21 de abril. Neste dia, três acontecimentos aconteceram, em épocas diferentes, e que marcam a formação da nação.

Em 1792, morreu, no Rio de Janeiro, Joaquim da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes, personagem importante na Inconfidência Mineira e que a República o consagrou como herói, transformando-o até no Patrono Cívico Nacional.

Em 1960, outros dois fatores emblemáticos e que modificaram a história e o dia a dia de duas cidades brasileiras, sendo uma que aniversaria na data e outra que sofreu as consequências da sua inauguração: Brasília e Rio de Janeiro.

Desde muito tempo, havia se pensado em mudar a capital do país para o interior, não apenas para sair do burburinho social, como também para que ficasse mais centralizada e expandisse os movimentos urbanos para além do litoral. Muitas tentativas foram feitas desde o período imperial, com a República conseguindo o feito ainda no século XIX. Getúlio Vargas foi outro que também quase migra. Porém coube ao mineiro Juscelino Kubitschek realizar o fato histórico.

No seu mandato como presidente, o seu plano de fazer o Brasil crescer 50 anos em 5 provocou um progresso enorme socioeconomicamente. Contudo, como consequência, a dívida pública subiu, com empréstimos para fazer o projeto acontecer.

Com os traços da dupla Lucio Costa e Oscar Niemeyer, a capital federal nascera no interior do país. O chamado Plano Piloto fez de Brasília uma cidade única, com suas asas servindo de equilíbrio para o renascer de um nova era para a política nacional.

A consequência disso foi uma divisão do Rio de Janeiro, que fez criar o Estado da Guanabara por 15 anos, separando a então capital federal do resto do território fluminense, algo revisto e reintegrado em 1975.

Como pode ser visto, 21 de abril é uma data emblemática na história nacional e que reflete três grandes acontecimentos nestes 524 anos de descobrimento, outra questão a ser analisada e debatida, mas que não vem ao caso, já que isso ocorreu em 22 de abril.