Brasília, minha cidade
Minha cidade tem retas. Largas e retas avenidas. Que se cruzam, formando um X, "como quem marca a posse de um território", como disse Lúcio Costa ao traçar seu plano urbanístico.
Minha cidade tem curvas. Várias e graciosas curvas. Surpreendentes e inusitadas. "Como as curvas do corpo de uma mulher", como disse Oscar Niemeyer ao desenhar seus prédios modernos.
Minha cidade tem mar, embora fique a mil quilômetros do litoral. Mas o seu mar é no céu. Às vezes de impressionante e límpido azul. Às vezes, quando o sol nasce ou se põe, com os mais variados e impressionantes tons de cor.
Há quem fale mal de minha cidade. A confundem somente com o canto engravatado no qual as decisões do país são decididas, de uma forma quase sempre longe de republicana. Mas, ali, os representantes mesmo de Brasília são apenas 11! Oito deputados e três senadores. Todos os demais foram enviados para cá de outros estados.
Por isso, antes de criticar, reflita. Lembre-se que, ainda que não viva aqui, esta cidade não é somente minha. Ela é sua também. É a linda capital do Brasil. Que completa 64 anos.
Um feliz aniversário à nossa cidade!