Por:

Atitude exemplar e necessária

Uma atitude responsável e importantíssima, é assim que podemos traduzir a iniciativa do Ministério do Turismo, comandado pelo ministro Celso Sabino. Uma Medida Provisória está sendo elaborada pela pasta para que passagens e pacotes de viagens já comprados para o Rio Grande do Sul sejam remarcados, e não canceladas.

Temos outros exemplos práticos para afirmar o quão necessária foi essa iniciativa do MTur. Há poucos anos, a cidade de Petrópolis, na região Serrana do Rio, foi atingida por um forte temporal e suas consequências foram inúmeras, com centenas de mortos e muitas famílias desabrigadas. O cenário das ruas e bairros, após a água abaixar, ficou parecido com o que estamos vendo, nesta última semana, em cidades gaúchas.

O município fluminense demorou para se estabilizar e um dos setores mais atingidos da economia local foi o turismo. Campanhas foram feitas, o próprio Correio fez inúmeros editoriais, enaltecendo as atrações turísticas e a importância de se visitar Petrópolis. Foi só assim, que, dia após dia, a hotelaria e os pontos turísticos foram ganhando mais expectativa e retomando a movimentação.

É assim que devemos fazer com o Rio Grande do Sul. Um estado lindo e rico na questão turística e ele precisa de todos nós para que, após toda essa catástrofe, consigamos reerguê-lo e que, com o tempo, sua população consiga recuperar sua movimentação econômica e suprir toda essa perda.

Outro apoio muito importante também oriundo do Ministério do Turismo foi a suspensão, por até seis meses, do pagamento de crédito. Após, o aporte de R$ 100 milhões do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) ao estado. Os recursos proporcionam a concessão de financiamentos a empreendedores turísticos privados afetados pelas fortes chuvas.

Fizemos essa comparação com Petrópolis, pois presenciamos, de perto, como foi a luta para a sua retomada. Como em outros municípios brasileiros, porém, estamos vendo que no Sul é algo ainda mais grave, muitas cidades atingidas. Que toda essa movimentação do bem, de arrecadação e ajuda, continue e que, em curto prazo, possamos noticiar somente fatos positivos e bons de um estado tão importante para o nosso Brasil.