Por:

As campanhas que acontecem em maio

Um mês com vários atrativos e muitas comemorações. Assim pode-se dizer que é maio. Por mais que muitos o associem ao Dia das Mães, seus dias reservam outras celebrações, algumas até desconhecidas, fazendo-o um verdadeiro festival de cores.

Maio Laranja, Maio Amarelo, Maio Cinza, Maio Roxo. Quantas causas para serem discorridas ao longo do mês e muitas ligadas à saúde.

Maio Laranja, por sinal, tem até duas causas, uma contra os maus tratos aos animais e outra contra o abuso e exploração sexual no país. Dois assuntos bem díspares, mas que usam a mistura do amarelo com o vermelho, para alertar à população aos dois assuntos, importantes para o dia a dia do brasileiro.

Já o Maio Cinza vem com uma questão bem interessante e que muitos possam desconhecer, pelo seu diagnóstico: de combate ao câncer cerebral. As pessoas que sentem dores fortes de cabeça, constantemente, que viram enxaqueca, podem ficar em alerta e procurar meios para descobrir se é um tumor ou não. Até porque, dependendo da região e do diagnóstico tardio, pode levar até a morte, já que o cérebro é um orgão de suma importância para a sobrevivência e desenvolvimento do ser humano.

Maio Roxo, que estamos divulgando uma entrevista com o diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia e chefe de gastroenterologia da Rede D'Or, doutor, Antônio Carlos Moraes, trata doenças inflamatórias intestinais, outro assunto que pode gerar tabus na sociedade, pois muitos são diagnosticados com a doença já quando apresentam os primeiros sintomas, a principal barreira para a cura de forma mais rápida.

Maio Amarelo é a tradicional campanha do Detran e outros órgãos contra os acidentes de trânsito, algo que acomete muitas pessoas e que sempre causa desespero para diversas famílias. Essa, por sinal, não afeta apenas a de quem sofre os acidentes, como também que o causa.

Portanto, devemos olhar para maio além das mães e de Nossa Senhora de Fátima, e vermos como o mês é bastante lúcido e vívido, para outras questões importantes para a sociedade.