Por: José Aparecido Miguel (*)

Níveis do Guaíba devem permanecer altos até o fim do mês

1-SAUDADE. Antero, Silvio e Apolinho deixam para trás um deserto - e muitas risadas. Por Alicia Klein. Ídolos decepcionam. Referências ensinam. De ontem para hoje, perdemos três delas no jornalismo esportivo. Um campo já árido, com tão poucas inspirações, ficou ainda mais estéril. Chato. De personalidades vazias. Sem graça. Apolinho e suas tantas expressões, que hoje repetimos sem saber de onde vieram. Silvio Luiz, um dos pilares da Santíssima Trindade da narração esportiva do século que passou. Antero Greco, o homem que desafiou a grande máxima de Nelson Rodrigues. O cara que conseguiu ser unanimidade, como profissional e pessoa. Que era gentil no mais hostil dos ambientes.Não os conheci pessoalmente. Pelo X/Twitter troquei mensagens e retuítes com Anterito e Silvio, também companheiros alviverdes. Pensava: pelo amor dos meus filhinhos, eles sabem que eu existo! E isso era muito.Silvio, pela referência da voz que animou minha infância. Antero, por buscar um dia alcançar sua fineza. A personificação de um jornalismo que abraça. Que informa e acalma. Os três partiram, nos deixando terrivelmente sós. (...) (UOL)

2-NÍVEIS DO GUAÍBA devem permanecer altos até o fim do mês. Segundo a pesquisa, divulgada quinta-feira, há expectativa de que o lago permaneça acima da cota de inundação de 3 metros. Um recente estudo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS trouxe dados preocupantes sobre o aumento dos níveis do Lago Guaíba. (...) (O Antagonista)

3-INJUSTIÇA. Após 12 anos preso injustamente, homem condenado por 10 estupros é inocentado por exame de DNA e solto.Carlos Edmilson da Silva saiu quinta-feira (16) de prisão em Itaí. Jardineiro foi libertado por decisão da Justiça após Polícia Científica identificar homem que estuprou mulheres entre 2010 e 2012 na Grande SP. José Reginaldo dos Santos Neres responderá por crimes sexuais. Por Bruno Tavares, Kleber Tomaz, Philipe Guedes, TV Globo e g1 SP. Um homem negro preso injustamente por 12 anos, condenado por dez estupros contra mulheres na Grande São Paulo, foi solto quinta-feira (16) pela Justiça. Ele foi inocentado após exames de DNA da Superintendência da Polícia Técnico-Científica apontarem quem foi o verdadeiro estuprador que atacou as vítimas. Carlos Edmilson da Silva tinha 24 anos quando foi preso em 10 de março de 2012 pela Polícia Civil de Barueri. (...) (g1)

4-QUAIS SÃO OS 15 PAÍSES COM AS MAIORES RESERVAS DE PETRÓLEO DO MUNDO? O Brasil aparece em 16° lugar nessa lista de 2020, sendo detentor de 11,9 bilhões de barris de petróleo da reserva provada total. Durante algum tempo, nosso país figurou no top 15, no entanto, foi superado por outras nações. Conheça os 15 países detentores das maiores reservas provadas de petróleo do planeta. Em primeiro, a Venezuela, país vizinho do Brasil, é detentor de 18% do total de reservas provadas de petróleo e possui 303.8 bilhões de barris. Em 2021, foi anunciado que a produção diária de barris de petróleo da nação alcançou a marca de 1 milhão de unidades. 2° - ARÁBIA SAUDITA. 3° - CANADÁ. 4° - IRÃ. 5° - IRAQUE. 6° - RÚSSIA. 7° - KUWAIT. 8° - EMIRADOS ÁRABES UNIDOS. 9° - EUA. 10° - LÍBIA. 11° - NIGÉRIA. 12° - CAZAQUISTÃO. 13° - CHINA. 14° - CATAR. 15° - ARGÉLIA. (...) (hezag)

5-MAIOR PRÉDIO DO MUNDO. Jeddah Tower será o maior prédio do mundo, na Arábia Saudita. Com mil metros de altura e três vezes maior que a Torre Eiffel, a Jeddah Tower está localizada na cidade de Jeddah, o segundo município mais populoso da Arábia Saudita. Por Júlia Storch. O Burj Khalifa, em Dubai, o Shangai Tower e o Empire State Building, em Nova York, são alguns dos arranha-céus pelo mundo. No entanto, em alguns anos, a Jeddah Tower, um arranha-céu neofuturista planejado na Arábia Saudita, será o prédio mais alto do mundo. Com mil metros de altura e três vezes maior que a Torre Eiffel, a Jeddah Tower está localizada na cidade de Jeddah, o segundo município mais populoso do país do Oriente Médio, em uma zona portuária que faz fronteira com o Mar Vermelho. A construção do arranha-céu foi iniciada em 2013, mas a obra foi interrompida em 2018. O projeto é assinado por Adrian Smith e Gordon Gill da Adrian Smith Gordon Gill Architecture. A expectativa é que as obras custem mais de 1,2 bilhão de dólares. (...) (Exame) níveis do Lago Guaíba. (...) (O Antagonista)

6-COPA FEMININA NO BRASIL. Brasil supera candidatura europeia e vai receber Copa do Mundo feminina de 2027. Com vitória brasileira em votação da Fifa, na Tailândia, país será o primeiro sul-americano a receber o torneio. Por Luciano Trindade. Pela terceira vez na história, o Brasil será a sede de uma Copa do Mundo. Sexta-feira (17), durante o congresso da Fifa (Federação Internacional de Futebol), em Bancoc, na Tailândia, a candidatura brasileira superou a proposta conjunta apresentada por Bélgica, Alemanha e Holanda e foi escolhida para receber a edição feminina do torneio em 2027. Ao todo, 207 associações filiadas à Fifa estavam aptas a participarem da votação. O Brasil recebeu 119 votos, contra 78 dos europeus. O Brasil entrou na disputa contando com as cidades, e os respectivos estádios, de Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Mané Garrincha), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Castelão), Manaus (Arena Amazônia), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena Pernambuco), Salvador (Fonte Nova), São Paulo (Neo Química Arena) e Rio de Janeiro (Maracanã) — o estádio carioca foi indicado para receber a abertura, no dia 24 de junho, e a final, no dia 25 de julho. Com a utilização dessas arenas, segundo o plano apresentado à Fifa, o principal gasto para o torneio de 2027 será com estruturas provisórias, como a montagem de tendas para receber convidados e imprensa e para a realização de reuniões. De acordo com os cálculos da candidatura brasileira, esses gastos devem somar US$ 13,3 milhões (cerca de R$ 65 milhões). O financiamento, de novo, segundo o plano apresentado, virá por meio de parceiros e patrocinadores da Fifa e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), sem a utilização de verba pública. Serão dez cidades brasileiras que vão abrigar os 64 jogos da Copa. No entendimento do Ministério do Esporte, um evento com essa magnitude representa uma ferramenta para dar visibilidade ao futebol feminino no país e ampliar seu desenvolvimento. A CBF também considera o evento uma oportunidade para ampliar as possibilidades para meninas e mulheres que estejam considerando uma carreira no futebol. A seleção feminina ainda busca o seu primeiro troféu. O melhor resultado das mulheres brasileiras até hoje foi um vice, na edição de 2007, quando foram superadas pela Alemanha, na edição realizada na China. Será a décima edição da Copa do Mundo feminina. A primeira foi em 1991, na China, palco também do evento em 2007. (...) (Folha de S. Paulo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]