Em tempos em que salas de cinema estão fechando pelo Brasil, uma iniciativa segue no caminho oposto para trazer uma nova opção de cultura para os moradores de Petrópolis.
O recém inaugurado Teatro Imperial, localizado em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, lança a partir do dia 22 de maio, às 18h, uma novidade: o CINE TEATRO IMPERIAL. Com a recuperação da antiga cabine de projeção e da reativação das máquinas de projeção modelo ELTON IV, a exibição em 35mm, considerada pelos amantes da sétima arte a mais tradicional da história do audiovisual, poderá ser vista por meio de sessões gratuitas ao público, com distribuição de pipoca. Com suas características arquitetônicas preservadas, a sala cênica do Teatro Imperial tem uma estrutura própria para projeção de filmes, pois conta com algumas peculiaridades que realmente irão contribuir para uma experiência autêntica, se pensarmos na arte da transmissão em 35mm. Uma sala com a capacidade para 606 pessoas, acessível, com a acústica favorecida pelo formato em diamante da sala cênica e os assentos clássicos modelo CIMO, ícone do mobiliário moderno brasileiro, hoje totalmente restauradas, que foram projetadas especialmente para teatros, cinemas e auditórios das décadas de 1950 e 1960.
O CINE TEATRO IMPERIAL é uma iniciativa da Natureza Produções, que tem como sócios o gestor cultural Paulo Lopez e a atriz Sabrina Korgut, ambos com expressivas experiências no setor artístico-cultural. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Paulo Gustavo - Apoio aos Espaços do Audiovisual.
Essa recuperação de um espaço tão importante é uma forma de resgatar e valorizar a memória do próprio povo petropolitano, já que o local funcionou por anos como antigo Cine Art Palácio, e depois, Cine Santa Cecília e Cine Teatro Santa Cecília.
Com isso, o Cine Teatro Imperial aproveita um equipamento restaurado para criar um novo ativo turístico para a Cidade Imperial. Um verdadeiro espetáculo para os fãs apaixonados pela Sétima Arte.