Por: José Aparecido Miguel (*)

Lula lamenta, mas iranianos comemoram a morte do 'açougueiro de Teerã'

1-COMANDO DA PETROBRAS. Magda Chambriard assumirá o comando da Petrobras sexta-feira. Processo para que nova presidente da companhia seja confirmada no cargo foi acelerado. Por Malu Gaspar.Se não houver nenhuma mudança de última hora, Magda Chambriard, escolhida por Luiz Inácio Lula da Silva para ser a próxima presidente da Petrobras, assume o cargo na próxima sexta-feira (24). A escolha dela para o lugar de Jean Paul Prates, que deixou a empresa na semana passada, deve ser confirmada na reunião do Conselho de Administração da companhia, que ocorre regularmente nas últimas sextas-feiras do mês. (...) (O Globo)

2-ENTRE LIBERALISMO E AUTORITARISMO. 'A luta no mundo de hoje é entre liberalismo e autoritarismo, e os autoritários estão ganhando'. Se o liberalismo sobreviver a esta disputa, nós teremos de celebrá-lo e ao mesmo tempo reconhecer seus limites. Por David Brooks (The New York Times) (...) (O Estado de S. Paulo)

3-CLIMA FAVORÁVEL A MORO. TSE retoma julgamento de ações que pedem cassação de Moro em clima favorável para senador. No Congresso há rumores de um 'acordão' para salvar tanto o ex-juiz da Lava Jato como Jorge Seif. Por Vera Rosa. (...) (O Estado de S. Paulo)

4-'É UM CEMITÉRIO ISSO AQUI': a volta de uma família a bairro 'fantasma' após inundações no RS. Odila dos Santos, 68, e Elizandro dos Santos, 32, voltaram pela primeira vez à casa deles para ver o que restou após a enchente. Por Leandro Prazeres e João da Mata. No último domingo, mãe e filho acordaram ansiosos. Tomaram o café da manhã distribuído por voluntários no abrigo da Paróquia São Cristóvão, em Estrela, no interior do Rio Grande do Sul, e se aprontaram para sair. Para Odila dos Santos, 68, e Elizandro dos Santos, 32, a curta viagem de pouco mais de 10 minutos de carro não era tão simples assim. Pelo contrário. Vinham adiando aquele "encontro" desde que as águas do Rio Taquari baixaram. (...) (BBC News Brasil)

5-MORENO VELOSO. 'Não é banal ser filho do Caetano e sobrinho da Bethânia'. Cantor, compositor e produtor musical grava álbum com Chrissie Hynde, ex-Pretenders, e lança o disco autoral 'Mundo paralelo'. Por Maria Fortuna. Moreno Veloso sobre seu 'Mundo paralelo: 'É o mundo da beleza que vem da alegria, da dança, da música, da cultura negra de Salvador. Onde existe a felicidade que nos resgata'. Lá se vão mais 40 anos desde que Moreno Veloso soltou aquele grito fofo "ilê aiyê" com a voz fininha de criança em "Um canto de afoxé para o bloco do Ilê". Foi com esta canção que estreou como compositor, aos 9 anos, ao lado do pai, Caetano, no disco "Cores, nomes" (1982). Dedicado a sua mãe, Dedé Gadelha, o trabalho chega dez anos após o último disco de estúdio de Moreno, "Coisa Boa" (2014). (...) (O Globo)

6-INSS LIBERA 13º SALÁRIO: Calendário 2024 para Aposentados e Beneficiários. O 13º salário representa um complemento essencial na renda anual dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), auxiliando na gestão das finanças pessoais e possibilitando a realização de projetos e necessidades que, sem essa renda extra, seriam inatingíveis para muitos. Programado com estratégia, o INSS organiza os pagamentos do 13º salário de modo a facilitar a organização financeira dos seus beneficiários. Iniciando com aqueles que recebem até um salário mínimo, o calendário escalonado promove uma distribuição eficiente dos recursos. Detalhamento do calendário para quem recebe até um salário mínimo: NIS 1: 24/5. NIS 2: 27/5. NIS 3: 28/5. NIS 4: 29/5. NIS 5: 31/5. NIS 6: 3/6. NIS 7: 4/6. NIS 8: 5/6. NIS 9: 6/6. NIS 0: 7/6. Para quem recebe acima de um salário mínimo: NIS 1 e 6: 3/6. NIS 2 e 7: 4/6. NIS 3 e 8: 5/6. NIS 4 e 9: 6/6.NIS 5 e 0: 7/6. Quem Está Elegível para Receber o 13º Salário? Beneficiários como aposentados e pensionistas da Previdência Social estão aptos a receber o 13º salário. Incluem-se também os que, ao longo do ano, foram beneficiários de pagamentos como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão. (...) BMCNews) Onde emitir o NIS? No aplicativo CAIXA TEM, por meio da funcionalidade "Meu NIS" também é possível obter o seu número NIS. Qual a diferença entre inscrição PIS e inscrição NIS? Na prática não há diferença entre PIS e NIS, são nomenclaturas diferentes para o mesmo número, usualmente chamamos de PIS uma inscrição que possui vínculo empregatício. (...) (caixa.gov.br) O Número de Identificação Social (NIS) é um cadastro oferecido pelo Governo Federal para identificar o cidadão que recebe ou não benefício social. Esta identificação também é utilizada para garantir que os trabalhadores recebam seus direitos trabalhistas e previdenciários. Um exemplo é o recebimento e recolhimento do Seguro Desemprego, FGTS, aposentadoria, abono salarial. (...) (meutudo.com)

7-REFRIGERANTE E SEUS PERIGOS para a saúde. O gosto pode ser bom, mas o refrigerante pode causar diversos problemas se consumido em excesso. O refrigerante é uma bebida muito consumida pelas pessoas, principalmente quando falamos sobre a população brasileira. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), essa bebida gaseificada é o sexto alimento mais consumido por adolescentes, sendo um dos responsáveis pelos altos índices de obesidade em jovens de 12 a 17 anos. Diversos fatores são considerados os responsáveis por esse alto consumo de refrigerantes, que vão desde o sabor da bebida até o prazer proporcionado. Mas, o principal motivo do vício é a lista de ingredientes que compõem o produto. Um outro estudo de mercado feito pela Euromonitor International mostrou que a média individual de consumo da bebida em 2018 foi de 91,9 litros. Os dados mostram que muitas pessoas bebem grandes quantidades de refrigerante, mas esse hábito pode trazer alguns males à saúde. A obesidade é o mais conhecido, contudo ainda existem outras consequências. Uma das bebidas não-alcoólicas gaseificadas mais populares do mercado ao redor do mundo, os refrigerantes surgiram nos Estados Unidos há mais de dois séculos através da criação da 'soda water', que usava a mistura de gás carbônico com água, conhecida como carbonatação. Ao longo dos anos, essa bebida caiu no gosto dos consumidores e as marcas criaram diversos sabores para sua composição. A grande aceitação pelo público fez com que iniciasse uma era de produção em massa e comercialização de bebidas engarrafadas em supermercados e estabelecimentos de food service, incluindo os refrigerantes no ranking das 10 bebidas mais consumidas do mundo ao longo dos anos. No Brasil, a indústria de refrigerantes cumpre a Lei nº 8 918, de 14 de julho de 1994, regulamentada pelo Decreto nº 6 871, de 4 de junho de 2009, que dispõe sobre padronização, classificação, registro, inspeção, produção e fiscalização de bebidas. O refrigerante é definido como uma bebida gaseificada, obtida pela dissolução em água, de suco ou extrato natural, adicionada de açúcar ou edulcorantes (adoçantes). A legislação também permite que sejam adicionados aditivos, como acidulantes, corantes e aromatizantes. (...) (minhasaude.proteste.org.br)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]