1-PARA DESACREDITAR. PT- dizem que Arminio Fraga quer desacreditar próximo presidente do BC. Críticas vêm após entrevista do ex-presidente do BC à Folha, na qual criticou a pressão do governo sobre decisões da autarquia. Por Tamara Nassif. Líderes do PT usaram das redes sociais domingo (2) para criticar as recentes declarações de Arminio Fraga, ex-presidente do BC (Banco Central), à Folha sobre a pressão que o governo Luiz Inácio Lula da Silva exerce sobre as decisões da autoridade monetária. Para eles, Fraga faz ameaças ao governo e trabalha para desacreditar a imagem do sucessor de Roberto Campos Neto, cujo mandato como presidente da autarquia se encerra ao final deste ano. (...) (Folha de S. Paulo)
2-COMO O PCC SINALIZA - seus postos de gasolina espalhados Brasil afora. Por Lauro Jardim. Sabe como o PCC sinaliza que um posto de gasolina é deles (e são mais de 1,5 mil postos Brasil afora nas mãos da facção, segundo estimativas das autoridades)? Colocam balões coloridos (aqueles usados em festas infantis) pendurados na fachada do estabelecimento. Assim, inibem roubos e fiscalizações. (...) (O Globo) (Primeiro Comando da Capital (PCC) é a maior organização criminosa do Brasil, com atuação principalmente no estado de São Paulo, mas também em todo o território brasileiro, além de países próximos como Paraguai, Bolívia, Colômbia e Venezuela. Possui cerca de 30 mil membros) (...) (Wikipédia.)
3-INDIGNAÇÃO - Itamaraty manifesta indignação e condena ataque no Sul do Líbano. Governo brasileiro monitora bombardeio que feriu três brasileiros. Em nota divulgada no final da manhã de domingo (2), o Ministério das Relações Exteriores manifestou indignação e condenou o bombardeio ocorrido na véspera (1), em Saddikine, no Sul do Líbano. Três brasileiros ficaram feridos no ataque. As vítimas brasileiras recebem atendimento no Hospital Libanês Italiano, em Tiro. (...) (CNN Brasil)
4-ACREDITAVA SER JESUS - Irmão de Djidja, ex-sinhazinha do Boi Garantido, acreditava ser Jesus Cristo. Seita religiosa era vinculada ao uso recreativo e indiscriminado de um analgésico utilizado em cirurgias de animais de porte grande. O irmão de Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido que morreu em Manaus, acreditava ser Jesus Cristo na Terra. Já sua mãe, a representação de Maria Nazaré. A própria Djidja, por sua vez, é como se fosse Maria Madalena. Isso era o que pregavam na seita 'Pai, Mãe, Vida', criada pela família, que era atrelada ao uso recreativo e indiscriminado de um analgésico usado em cirurgias de animais de grande porte. Em reportagem do Fantástico, transmitida domingo, 2, foi mostrado que tanto Djidja, quanto seu irmão Ademar e sua mãe Cleusimar, usavam a droga - conhecida como ketamina - de maneira indiscriminada. Parentes da família, inclusive, contaram terem tentado intervir, mas sem sucesso. (...) (Terra)
5-TRUMP-PEDIDO - DE PRISÃO. Ex-atriz que recebeu pagamentos de campanha pede prisão de Donald Trump. Stormy Daniels afirma que recebeu 130 mil dólares para evitar um escândalo sexual na reta final da campanha de 2016. (Trump não está inabilitado para continuar a sua campanha eleitoral, inclusive no caso de ser preso) Stormy Daniels, a ex-atriz de filmes adultos que está no centro do caso que levou Donald Trump a ser considerado culpado de fraude contábil em um julgamento criminal na última semana, pediu pela prisão do ex-presidente e atual candidato republicano à Casa Branca, em entrevista publicada na imprensa britânica. "Acho que ele deveria ser condenado à prisão e a algum serviço comunitário, trabalhando para os menos favorecidos, ou sendo saco de pancadas voluntário em um abrigo para mulheres", disse Daniels ao jornal britânico Daily Mirror no sábado (1). Esta é a primeira entrevista de Daniels desde que um júri de Nova York considerou o ex-presidente culpado, na quinta-feira (30), de 34 acusações de falsificação de documentos contábeis para ocultar um pagamento destinado a silenciar a ex-atriz, que afirma ter tido relações com o magnata, o que ele nega. Daniels, de 45 anos, afirma que recebeu US$ 130 mil (cerca de 680 mil) para evitar um escândalo sexual na reta final da campanha de 2016 que levou Trump à Casa Branca. Daniels afirmou na entrevista que se sente "vingada", e achar que nunca conseguirá escapar das ameaças de morte que recebe dos apoiadores de Trump. No documentário Stormy, a ex-atriz confessou que os constantes insultos que recebe de Trump e dos seus simpatizantes a magoam, mas que está mais preocupada com as ameaças. "São ameaças diretas, como 'vou até sua casa e vou cortar sua garganta' ou 'sua filha deve sofrer eutanásia'". Campanha eleitoral continua. O republicano de 77 anos, que classificou o processo contra ele como "injusto", foi libertado sem fiança após uma audiência esta semana. O ex-presidente (2017-2021) poderá ser condenado a quatro anos de prisão por cada acusação, mas é mais provável que seja condenado à liberdade condicional, já que não tem antecedentes criminais. Mesmo assim, ele não está inabilitado para continuar a sua campanha eleitoral, inclusive no caso de ser preso. (...) (Brasil de Fato)
6-RASTEJANDO - Republicanos rastejam de volta para Trump. Partido mostrou que perdoará todos os pecados de Trump sejam quais forem. (...) Eleito, Trump levaria risco a democracias espalhadas pelo mundo, diz Abdenur. Por Marcos de Moura e Souza. (Roberto Pinto Ferreira Mameri Abdenur é um diplomata brasileiro. Entre 2004 a 2006, atendeu a sua última missão na Embaixada do Brasil em Washington, D.C. Internet) 47% dos americanos veem motivação política em condenação de Trump.(...) (Poder360)
7-CLAUDIA SHEINBAUM é 1ª mulher eleita presidente do México, diz projeção oficial. Analista vê possibilidade de 'governo descafeinado' após seis anos de López Obrador; atraso na divulgação da contagem rápida gera críticas a órgão eleitoral, cansaço e suspeitas. Por Mayara Paixão. Claudia Sheinbaum vai suceder a Andrés Manuel López Obrador, seu padrinho político, e será a primeira mulher na história a governar o México, indica projeção oficial dos resultados. Às 3h de Brasília (0h local), o Instituto Nacional Eleitoral (INE), órgão autônomo, estimou que a governista teria de 58,3% a 60,7% dos votos. Na sequência, a opositora Xóchitl Gálvez marcaria entre 26,6% e 28,6%. A confiança é de 95%. (...) (Folha de S. Paulo)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]