1-INVESTIGANDO BOLSONARO. Polícia Federal conclui nos próximos dias dois inquéritos que investigam Bolsonaro. E vai indiciá-lo nos dois.Por Lauro Jardim. (...) (O Globo)
2-PROVAS CONTRA BOLSONARO. PF encontra provas de que Bolsonaro sabia e avalizou venda ilegal de joias nos EUA. As joias, que deveriam fazer parte do acervo da Presidência, foram ilegalmente comercializadas por assessores de Bolsonaro com o consentimento dele, segundo a PF. A Polícia Federal (PF) vai concluir nos próximos dias o relatório final do inquérito das joias, trazendo provas contundentes que demonstram que o Jair Bolsonaro (PL) tinha pleno conhecimento da operação ilegal de venda e recompra de joias nos Estados Unidos, informa Bela Megale, do jornal O Globo. Bolsonaro não só foi informado sobre as transações, mas também deu aval para a execução de parte delas. O caso envolve um conjunto de joias conhecido como "kit ouro branco", recebido por Bolsonaro durante uma visita oficial à Arábia Saudita em outubro de 2019. Este kit inclui peças valiosas como um anel, uma caneta, abotoaduras e um rosário islâmico, todos cravejados de diamantes. A investigação revela que essas joias, que deveriam fazer parte do acervo da Presidência, foram ilegalmente comercializadas por assessores de Bolsonaro com o consentimento dele. Durante as últimas diligências realizadas em maio nos Estados Unidos, a PF obteve imagens inéditas e conduziu entrevistas que confirmam os detalhes da operação. As evidências coletadas foram suficientes para incluir no relatório final que será entregue à Procuradoria-Geral da República (PGR). A PGR, então, avaliará o material e decidirá se apresenta denúncia formal contra Bolsonaro e outros envolvidos, incluindo assistentes e advogados do núcleo duro do ex-presidente. O Tribunal de Contas da União (TCU) já havia decidido que as joias, pertencentes ao acervo da Presidência, não poderiam ter sido comercializadas por Bolsonaro ou seus assessores. A tentativa de recomprar os itens vendidos, realizada por assistentes de Bolsonaro, foi um esforço tardio e ineficaz para corrigir a ilegalidade da operação. (...) (Brasil247)
3-SERGIO MORO VIRA RÉU. STF recebe denúncia e Moro vira réu por calúnia contra Gilmar. Segundo a PGR, o senador, 'com livre vontade e consciência, caluniou o ministro, imputando-lhe falsamente o crime de corrupção passiva'. "Ao atribuir falsamente a prática do crime de corrupção passiva ao ministro (…), Sergio Moro agiu com a nítida intenção de macular a imagem e a honra objetiva do ofendido, tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do P mais alta Corte do País", diz a denúncia. Para Flávio Dino, há "suporte empírico razoável" para concluir que a denúncia preenche os requisitos. (...) (Carta Capital)
3-INTERNET E ADOLESCENTES. Deu no The Guardian: "Vício em internet muda química do cérebro de adolescentes". Segundo uma pesquisa britânica, publicada na revista científica PLOS Mental Health, a dependência de internet causa mudanças nas redes neurais no cérebro de jovens. Essas alterações químicas podem levar ao aumento de comportamentos viciantes. O estudo revela que há uma diminuição global da conectividade em partes do cérebro ligadas ao pensamento ativo, responsáveis pela memória e pela tomada de decisões. (...) (UOL)
4-ESTADOS UNIDOS E TRIBUNAL. Deputados dos EUA aprovam sanções a integrantes do Tribunal Penal Internacional. Apresentado por republicanos pró-Israel, o projeto de lei visa proibir a entrada nos Estados Unidos de funcionários da corte da ONU. A medida, que obteve o apoio de cerca de um quinto dos deputados democratas, foi apresentada como um protesto após o procurador do TPI ter solicitado a prisão do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e de seu ministro da Defesa, Yoav Gallant, por crimes de guerra. Israel e os EUA não reconhecem o tribunal. O texto tem poucas chances de ser aprovado pelo Senado, controlado pelos democratas. (...) (UOL)
5-"O ESTRANGEIRO". Manuscrito de "O Estrangeiro" de Camus deve ser leiloado por mais de R$ 4 milhões. Envolto em mistérios sobre a data exata de sua realização, esse documento considerado excepcional teria sido escrito em 1944, dois anos após a publicação da famosa obra de Albert Camus. Segundo especialistas, o texto, que será vendido hoje em Paris, teria sido totalmente reescrito por Camus e antedatado de abril de 1940 para ser vendido a colecionadores. Na época, o escritor vivia modestamente com seu salário de revisor da editora Gallimard e de baixos direitos autorais. (...) (UOL)
6-RECORDE DE AQUECIMENTO. Ritmo do aquecimento climático atinge nível recorde. De acordo com um estudo publicado hoje por um grupo internacional de 59 cientistas - com base nos dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU - o aquecimento global cresceu a um ritmo de 0,26°C na última década. As temperaturas do planeta estão subindo mais rapidamente do que o índice de 0,18°C de aumento observado até 2010 e também se aceleraram na comparação com a década de 2010 a 2019. Apenas no ano passado, o mais quente da história e que sofreu as consequências de um dos fenômenos El Ninõ mais fortes, a temperatura mundial aumentou 1,43°C. (...) (UOL)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]