Por:

A celebração das riquezas da natureza

O meio ambiente foi lembrado em todas as cidades do Médio Paraíba e da Costa Verde. Regiões ricas em belezas naturais, dona de um belíssimo rio - o Paraíba do Sul. Uma parte do interior do Estado do Rio que merece ser tratada com carinho e os cuidados necessários para que seja mantida o que há de mais valorozo: a natureza.

Nas Agulhas Negras, o Parque Nacional do Itatiaia, encanta a todos: desde os que amam trilhas e escalar picos, até os mais tranquilos, que preferem uma bela caminhada aliada a ar puro. Ainda na mesma região, pequenos lugarejos como Visconde de Mauá e Maringá chegam a virar moradia certa para alguns turistas que vão a passeio e depois fixam residência. Não querem mais sair do lugar.

Ainda tem muitas opções para quem aprecia a história do país. As fazendas do Vale do Café são verdadeiras aulas de histórias para quem está interessado em adrentar por suas paredes. Legados deixados por quem viveu a época do café. Memórias tristes também da época da escravidão, mas com a necessidade e urgência de ser lembrada. Um passado que deixou marcas incuráveis e que urgem até os dias de hoje, infelizmente.

E para voltar a respirar e ter um fôlego basta ir até a Costa Verde, paradisíaca em todos os sentidos. Suas águas cristalinas, ilhas e a Mata Altântica fazem da região um oásis. Na histórica Paraty, tombada como Patrimônio da Humanidade, é possível também uma volta ao passado, com suas ruas em pedras, colocadas por escravos. Inimaginável como tudo foi construído. Montanha e mar fazem um casamento perfeito, mas que precisa de cuidados diários para sobrevivr.