Por: José Aparecido Miguel (*)

Bolsonarista radical é escolhido como relator de projeto para anistiar golpistas

1-BOLSONARISTA RADICAL é escolhido como relator de projeto para anistiar golpistas: "Critério técnico". Rodrigo Valadares, logo após ser indicado pela também bolsonarista Carol de Toni para a função, revelou pedido de Jair Bolsonaro com relação ao projeto. Por Ivan Longo. A bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, escolheu quarta-feira (5) o também bolsonarista Rodrigo Valadares (União-SE) para ser o relator do projeto que visa anistiar presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Apoiador radical de Jair Bolsonaro, já tendo participado de atos públicos de apoio ao ex-presidente, Valadares também é autor de uma Proposta de Emenda à Constituição que ficou conhecida como "PEC da Blindagem", pois exige que medidas judiciais contra parlamentares tenham aprovação da Mesa Diretora da Câmara ou do Senado. (...) (Fórum)

2-DELTAN PROTOCOLA NOTÍCIA-CRIME contra Moraes por abuso de autoridade em prisão por ameaças a sua família. Por Rodrigo Castro. Deltan Dallagnol e mais dois pré-candidatos do Novo ingressaram com uma notícia-crime contra Alexandre de Moraes para que se apure suposto abuso de autoridade na decisão do ministro que decretou a prisão preventiva de dois suspeitos de ameaçar sua família. No dia 31 de maio, Moraes deu ordem de prisão contra Raul Fonseca e Oliverino de Oliveira, também investigados por crimes contra o Estado Democrático de Direito. No dia seguinte, ele manteve a decisão e se declarou impedido de seguir na relatoria do caso. Na representação à PGR, Deltan, Carol Sponza e Jonathan Mariano afirmam que "quaisquer crimes de ameaça eventualmente cometidos contra ministros do Supremo Tribunal Federal e seus familiares, outras autoridades públicas ou qualquer outro cidadão são graves, devem ser investigadas e devidamente punidas de acordo com a lei". Para eles, a atuação de Moraes se deu fora das hipóteses legais por não ter jurisdição para exercer no caso em que a vítima é parente próximo. Citam que a conduta é tipificada na Lei de Abuso de Autoridade. Diz o documento: "Evidencia-se, então, que, seja por estar ciente do impedimento, seja por ter deixado de ter jurisdição no feito, o Ministro Alexandre de Moraes agiu de forma diversa à previsão legal, que exigia a redistribuição do caso a outro Ministro do STF ou o seu envio à Justiça Federal de primeira instância". Deltan e seus correligionários querem que a PGR abra uma apuração dos fatos, que eventualmente enseje inclusive um inquérito policial para uma potencial ação penal. (...) (O Globo)

3-CRESCE, MAS... Cresce o PIB, cresce o emprego, a inflação cai, mas, mas, mas… Lula comemora, o chamado mercado continua cético. Por Ricardo Noblat. Frente ao trimestre anterior, e mais do que o chamado mercado previa, o Produto Interno Bruto (PIB), a soma das riquezas produzidas pelo Brasil no primeiro trimestre deste ano, cresceu 0,8%. O desemprego e a inflação caíram, e isso é notável porque as duas taxas não costumam cair juntas. Houve aumento de renda. Entre janeiro e março últimos, o Brasil exportou US$ 78,3 bi, 3,2% mais do que no ano passado. Tanto a exportação, quanto o saldo de US$ 19 bi, foram recordes, observa Miriam Leitão, colunista econômica do jornal Globo. No caso da inflação: ela terminou o ano passado em 4,62%. Em março agora, foi de 3,9%. A tragédia das águas no Rio Grande do Sul terá um forte impacto no segundo trimestre, mas a recuperação se dará ainda este ano. Caso tudo isso aconteça, e tirando da conta os anos atípicos da pandemia da Covid (2020 e 2021), estaremos diante do melhor desempenho trienal da economia desde 2011-2013. Mas, mas, mas… Ainda assim não será um aumento satisfatório para que o país supere as suas fragilidades socioeconômicas. Ainda tem pela frente a troca do atual comando no Banco Central. Sairá da presidência do banco o economista de tinturazinha bolsonarista Roberto Campos Neto. Quem o sucederá? O mercado já foi mais bolsonarista do que é. Mas parte dele, que em 2022 votou em Lula, votará em 2026 em um candidato a presidente que conte com o apoio velado ou explícito de Bolsonaro. (...) (Metrópoles)

4-GRIPE AVIÁRIA. OMS confirma primeiro caso humano fatal de gripe aviária H5N2. Da Reuters. A OMS (Organização Mundial de Saúde) disse, quarta-feira (5), que uma morte foi causada pelo primeiro caso humano, confirmado em laboratório, de infecção por um subtipo de influenza aviária. A OMS afirmou que um morador de 59 anos do México morreu em 24 de abril, após ter febre, falta de ar, diarreia, náusea e desconforto geral. Esse foi o primeiro caso humano confirmado em laboratório de infecção com o subtipo A (H5N2) da gripe aviária reportado globalmente e a primeira infecção do vírus H5 relatado em uma pessoa no México. (...) (UOL)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]