Por: José Aparecido Miguel (*)

Os 10 estados com os maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) do Brasil

1-BOLSONARISTA ATACA NORDESTINOS e os compara a galinhas que recebem "migalhas". Gustavo Gayer relatou uma parábola difundida por perfis de extrema-direita, fazendo referência aos nordestinos. Em um vídeo que circula nas redes sociais, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) compara os nordestinos a galinhas por supostamente receberem "migalhas" do governo Lula (PT). (...) (Brasil247)

2-O MEDO DE JAIR BOLSONARO. Com medo da prisão, Bolsonaro escala Tarcísio para 'baixar temperatura' com Judiciário. Governador de São Paulo possui bom trânsito com ministros do Supremo e defende internamente que o bolsonarismo deve "esquecer o Judiciário e o STF". Jair Bolsonaro (PL) autorizou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a se aproximar do Judiciário, buscando evitar derrotas judiciais para bolsonaristas e, em última instância, barrar uma possível prisão do ex-mandatário, segundo jornalista Andréia Sadi. (...) (Brasil247)

3-BOLSONARO X TARCÍSIO. Uma briga anunciada. Enquete. Por Guga Noblat. Quanto tempo vai levar para que Tarcísio de Freitas e Bolsonaro briguem? Respostas de 1.678 leitores: Não vão brigar - 21,2%. Até a eleição de 2026 - 60,5%. Depois da eleição de 2026 - 18,2%. (...) (Metrópoles)

4-OPINIÃO DE JAIR BOLSONARO. "Brasil será o próximo", diz Bolsonaro sobre ascensão da direita na Europa. "A Europa se cansou da esquerda, de países sem fronteiras, da agenda 2030, ESG, descarbonização, ideologia de gênero, libertinagens... Os valores da família, respeito à propriedade privada, legítimo direito à defesa, liberdade de expressão falaram mais alto", emendou. Por Ingrid Soares. (...) (Correio Braziliense)

5-GOVERNO LULA REAGE AO ESTADÃO Governo e desmente: "não é verdade que a Secom promova uma versão petista do 'gabinete do ódio'". "O texto do jornal tenta, por meio de ilações, criminalizar ações de gestão e serve ao único propósito de dar munição à oposição", diz a nota da Comunicação do governo. O governo Lula (PT) publicou segunda-feira (10) uma nota desmentindo reportagem publicada pelo O Estado de S. Paulo tratando de uma suposta "réplica petista do 'gabinete do ódio' da gestão Jair Bolsonaro (PL)". (...) (Brasil247)

6-DIFERENÇAS DA DIREITA. As diferenças da direita radical europeia e a brasileira. Contextos mostram que as agendas muitas vezes contrastam, e similaridades estariam mais em questões comportamentais e ambientais. Por Guga Chacra. (...) (O Globo)

7-PIB DO BRASIL VAI SURPREENDER. Bank of America defende que PIB do Brasil vai surpreender de novo em 2024. Chefe de análises do banco americano para Brasil e América Latina, David Beker, diz que crescimento melhorou com alta do PIB potencial. Por Victor Sena. Para o Bank of America, a economia brasileira crescerá acima do consenso do mercado financeiro neste ano. De novo. Em 2023, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil foi melhor que as projeções e surpreendeu analistas, crescendo 2,9%. Para este ano, a previsão da instituição é de uma alta de 2,7%, mais uma vez acima do esperado pelos pares do mercado, cuja mediana é de 2,05% segundo o último Boletim Focus do Banco Central. (...) (Folha de S. Paulo)

8-ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS sobe a 78,8% em maio e inadimplência estabiliza, diz CNC. Fatia de consumidores com contas em atraso permaneceu em 28,6% em maio, mesmo resultado visto em abril; para CNC, dados são corroborados pelo aumento da oferta de crédito no período. Por Estadão Conteúdo. A proporção de famílias com contas a vencer passou de 78,5% em abril para 78,8% maio, o terceiro mês seguido de crescimento, apontou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). O resultado é mais elevado também que o de um ano antes, quando 78,3% das famílias estavam endividadas. Segundo a CNC, o movimento reflete uma maior demanda das famílias por crédito, aproveitando a redução nos juros. (...) (InfoMoney)

9-MAIORES IDHs DO BRASIL. 10 estados com os maiores IDHs do Brasil. Os dados são de levantamentos recentes. Por Goodanderson Gomes. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador criado pela ONU para medir o desenvolvimento de um país ou região, levando em conta não apenas o crescimento econômico, mas também aspectos sociais. Ele é calculado a partir de três dimensões principais: expectativa de vida ao nascer, acesso à educação e renda per capita. destacamos abaixo os 10 estados brasileiros com os maiores Índices de Desenvolvimento Humano. 1º Distrito Federal - IDH: 0,814. O Distrito Federal, sede dos poderes da República, lidera o ranking com o maior IDH do país, refletindo sua infraestrutura desenvolvida, altos níveis de educação e serviços de saúde eficientes. 2º São Paulo - IDH: 0,806. O estado mais populoso do Brasil também se destaca pelo desenvolvimento econômico robusto e pelo amplo acesso a serviços públicos de qualidade. 3º Santa Catarina - IDH: 0,792. Conhecido pela alta qualidade de vida e índices de educação e saúde superiores à média nacional. 4º Minas Gerais - IDH: 0,774. Minas Gerais combina um forte setor educacional com uma economia industrial e de serviços crescente. 5º Espírito Santo - IDH: 0,771. O Espírito Santo se destaca pelo desenvolvimento econômico e melhoria constante nos índices de saúde e educação. 6º Rio Grande do Sul - IDH: 0,771. Este estado do sul do Brasil é conhecido pela qualidade de vida elevada e pelos serviços de saúde eficientes. 7º Paraná - IDH: 0,769. O Paraná possui bons índices educacionais e uma economia diversificada, contribuindo para um alto IDH. 8º Rio de Janeiro - IDH: 0,762. Apesar dos desafios sociais, o Rio de Janeiro apresenta elevados indicadores educacionais e de saúde. 9º Mato Grosso do Sul - IDH: 0,742. Este estado do Centro-Oeste brasileiro apresenta crescimento econômico constante e bons índices de qualidade de vida. 10º Goiás - IDH: 0,737. Goiás se destaca pelo desenvolvimento agrícola e industrial, além de investimentos em educação e saúde. Todos esses estados exemplificam como diferentes regiões do Brasil podem alcançar altos níveis de desenvolvimento humano por meio de investimentos variados e políticas públicas eficazes. (Com informações da revista Valor e da Agência Senado.) (...) (Escola educação)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]