Que o nosso país é cobiçado turisticamente por todo o mundo, não há dúvidas e muito menos questionamentos. Conhecido por suas belezas naturais e inúmeras opções de turismo, nunca saímos das listas de opções de viagens de muitas famílias de todo o planeta. Seja de qual continente for. Isso se confirma se dermos uma rápida passada por nossos principais pontos turísticos. Temos brasileiros? Sim! Porém, a quantidade de estrangeiros é nítida. Diferentes idiomas sendo entoadas de uma só vez nas filas e nos locais de passeio.
Nordeste com suas belíssimas praias; Norte com a rica Floresta Amazônica; Centro-Oeste com a nossa capital, além de rios, grutas, cachoeiras e o Pantanal; Sul e suas influências europeias com opções em todo ano, principalmente no inverno; e o Sudeste, com dois dos principais destinos do país: São Paulo e Rio.
Mesmo com todas essas opções, impossível não colocarmos a capital fluminense no topo desse ranking. É inquestionável que o Rio é a capital turística do país e a vitrine do setor para o mundo. Não é à toa que temos a praia mais famosa do mundo. Por mais que exista ainda receio por parte de turistas devido às questões de segurança e criminalidade, o território carioca sempre foi e dificilmente será ultrapassado quando o assunto é turismo.
Diante disso, mais uma informação que só confirma a potência chamada 'Rio de Janeiro' perante o mundo. A 'Cidade Maravilhosa' superou Paris, na França, em 2023, como uma das cidades mais buscadas para filmagens de filmes. Somente no ano passado, o Rio recebeu 7.885 diárias de filmagem, contra 7,4 mil da cidade francesa, a conhecida internacionalmente 'Cidade Luz'. À frente estão Los Angeles, nos Estados Unidos, com 24,8 mil diárias; e Madrid, na Espanha, com pouco mais de 11 mil diárias.
Em 2023, foram 26 produções estrangeiras que totalizaram 258 diárias pela cidade. Cineastas dos Estados Unidos e da França lideraram a lista dos interessados nas locações cariocas.