Por: José Aparecido Miguel (*)

Meninas de até 14 anos sofrem mais violência sexual que adultas no Brasil

1-CHAMOU LIRA DE ESTUPRADOR. Em decisão sigilosa, Alexandre de Moraes manda remover conta que chamou Lira de estuprador. Por Rafael Moraes Moura. O polêmico projeto de lei que equipara aborto ao crime de homicídio - e prevê pena para a mulher estuprada maior do que a imposta para estupradores - teve um impacto fora do comum nos bastidores da Câmara. A repercussão com o resultado da votação irritou o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Moraes acolheu o pedido da defesa de Lira e fixou inicialmente um prazo máximo de duas horas para que o X (antigo Twitter) tirasse do ar um perfil que acusava o presidente da Câmara de ser "estuprador", sob pena de multa diária de R$ 100 mil. (...) (O Globo)

2-PAES LIDERA ELEIÇÃO DO RIO com 51% das intenções de voto, o dobro da soma de adversários. Ramagem tem 11%, e Tarcísio Motta marca 8%; 20% anulariam ou não compareceriam às urnas. Na espontânea, sem lista de nomes, 81% se dizem indecisos. Por Caio Sartori. O pré-candidato à reeleição e aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem hoje 51% das intenções de voto estimuladas, quando é apresentada uma lista de nomes aos entrevistados. O prefeito é seguido de longe pelos deputados federais Alexandre Ramagem (PL), nome de Jair Bolsonaro (PL), que tem 11%, e Tarcísio Motta (PSOL), que soma outros 8%. (...) (O Globo)

3-LULA ATACA BANCO CENTRAL e critica isenções em entrevista à rádio CBN. Por Jeniffer Gularte e Bernardo Lima. A taxa atual de juros está em 10,5% ao ano. Lula afirmou que o comportamento da instituição é a única coisa "desajustada" na economia do país. Segundo o petista, Campos Neto tem "lado político" e não demonstra "capacidade de autonomia". (...) (O Globo)

4-MENINAS E VIOLÊNCIA SEXUAL. Meninas de até 14 anos sofrem mais violência sexual que adultas no Brasil. Atlas da Violência mostra que 50% das agressões nesta faixa etária têm caráter sexual. Por Claudinei Queiroz. Meninas de até 14 anos sofrem proporcionalmente mais violência sexual do que mulheres adultas, aponta o Atlas da Violência 2024. Divulgado nesta nesta terça-feira (18), o relatório foi feito por Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo a análise, em 2022, 30,4% da violência sofrida por crianças do sexo feminino na faixa de 0 a 9 anos teve caráter sexual. Na faixa etária de 10 a 14 anos, o número é ainda maior, de 49,6%. Entre 15 e 19 anos, foi de 21,7%. Depois disso, ele cai para 10,3% de 20 a 24 anos. A redução continua, nas faixas seguintes, até chegar a 1,1% no grupo acima de 80 anos. (...) (Folha de S. Paulo)

5-ESTADOS DOS ESTADOS UNIDOS aprova pena de morte para estupradores de menores de idade. Governador do Tennessee, Bill Lee, aprova projeto de lei que permite pena de morte para condenações por estupro de crianças; governo aguarda posicionamento da Suprema Corte. Por Helena Dornelas. A lei de execução nos EUA determina que os crimes devem envolver a morte da vítima ou traição contra o governo para serem elegíveis à pena de morte. (...) (Correio Braziliense)

6-EX-PRESIDENTE DE CLUBE FORAGIDO. Ex-presidente de clube da Série A é considerado foragido após condenação por homicídio. Maurício Sampaio foi condenado a 16 anos de prisão pela morte de um jornalista esportivo em 2012. Por Lucas Sanches. Ex-presidente do Atlético-GO, Maurício Sampaio foi considerado foragido pela Polícia Civil de Goiás (PCGO). Além de Sampaio, o TJGO determinou a prisão do policial militar da reserva renumerada Ademá Figueiredo Aguiar Filho, também condenado a 16 condenado como autor dos disparos contra o jornalista esportivo. (...) (Itatiaia)

7-SINAIS PRECOCES DE ALZHEIMER podem começar pelos olhos, sugere estudo. Pesquisadores defendem que combinar testes de sensibilidade visual com exames tradicionais pode ajudar a diagnosticar a doença cedo. Por Victória Ribeiro. (...) (O Estado de S. Paulo)

8-TREINANDO IA - Os brasileiros que ganham R$ 500 por mês para treinar inteligências artificiais (IAs). Por Filipe Vilicic e Sabrina Brito. Há todo um contingente de trabalhadores terceirizados que fazem um trabalho manual laborioso, ganham menos da metade de um salário mínimo, em média, e, por isso, têm mais de um emprego para conseguir pagar as contas — mas são essenciais para que os sistemas de IA sejam capazes de operar. (...) (BBC News Brasil)

9-MORRE MOTOCICLISTA DE NOVE ANOS. Morre motociclista argentino Lorenzo Somaschini, de 9 anos, após acidente em competição em Interlagos. O menino caiu após sofrer um highside, uma manobra em que há um excesso de velocidade após uma curva. Por Filipe Vidon. Morreu, na noite de segunda-feira, o motociclista argentino , de 9 anos, que sofreu um grave acidente durante um dos treinos da 4ª etapa da Copa Honda Junior 160 Superbike, na sexta-feira, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. (...) (O Globo) Highsider ou high-side é um tipo de acidente de motocicleta caracterizado pela rotação repentina e violenta da bicicleta em torno de seu eixo longitudinal. (...) (Wikipedia)

10-BEBIDA ALCOÓLICA. Maioria é a favor de aumentar preço de bebida alcoólica para reduzir consumo, diz pesquisa Levantamento subsidia campanha por imposto seletivo na reforma tributária em discussão na Câmara. Por Cláudia Collucci. Seis em cada dez brasileiros são favoráveis ao aumento de impostos e do preço das bebidas alcoólicas como forma de reduzir o consumo e ajudar as pessoas a beber menos. A maioria (67%) considera barato o preço desses produtos. O apoio a outras medidas preventivas também é grande. Dois terços (66%) da população, por exemplo, defendem o aumento da idade legal para beber, 58% defendem a proibição de publicidade na TV, rádio e redes sociais e 57% são a favor da redução do horário em que bebidas alcoólicas possam ser compradas e consumidas. A conclusão é de um levantamento nacional realizado pela Vital Strategies, organização internacional de saúde pública que atua em 73 países. (...) (Folha de S. Paulo)

11-'TORTURA BRANCA'. Nobel da Paz denuncia 'tortura branca' contra mulheres confinadas em prisões do Irã. Ativista Narges Mohammadi, que lança livro, foi condenada a mais de 31 anos e não tem contato com filhos há 2 anos. Por Patrícia Campos Mello. Mohammadi, ainda presa em Teerã, resolveu fazer o livro-denúncia "Tortura Branca - Entrevistas com Prisioneiras Iranianas". (...) (Folha de S. Paulo)

12-BIDEN X IMIGRANTES IRREGULARES. Biden regularizará a situação dos migrantes irregulares casados com americanos. O Governo dos Estados Unidos estima que quase meio milhão de pessoas que vivem no país há mais de dez anos poderão beneficiar da medida. Por Macarena Vidal Liy. (...) (El País)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]