Por: José Aparecido Miguel (*)

Álcool e drogas causam mais de 3 milhões de mortes ao ano no mundo

1-HACKERS põem 'tigrinho', links suspeitos e termos sexuais em sites de governos. Links oficiais em motores de busca redirecionam usuários para páginas com a interface de casas de apostas. Por Laura A. Intrieri. (...) (Folha de S. Paulo) Hackers são pessoas com um conhecimento profundo de informática e computação que trabalham desenvolvendo e modificando softwares e hardwares de computadores, não necessariamente para cometer algum crime. (...) (Brasil Escola)

2-PARKINSON. Saúde incorpora ao SUS primeiro medicamento para demência associada ao Parkinson. Segundo a Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde), o medicamento, único com registro em bula no país, é eficaz para o controle dos sintomas cognitivos da doença. Por Giovana Cardoso. (...) (R7)

3-O QUE SE SABE SOBRE ACORDO DE ASSANGE. Julian Assange: o que se sabe de acordo com os EUA que livrou fundador do WiKileaks da prisão. O ativista Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, deixou a prisão no Reino Unido na noite de segunda-feira (24/6) após fazer um acordo com a Justiça dos Estados Unidos — ele concordou em se declarar culpado de uma acusação de espionagem em troca da liberdade. Assange, de 52 anos, foi acusado de conspiração para obter e divulgar informações de defesa nacional, depois que o site Wikileaks publicou arquivos militares americanos considerados secretos. Ele passou os últimos cinco anos em uma prisão britânica, de onde lutava contra a extradição para os Estados Unidos. O avião de Assange, que deixou Londres na segunda-feira, pousou em Bangkok, capital da Tailândia, na manhã de terça-feiora (25/6) para reabastecer, antes de seguir com destino às Ilhas Marianas do Norte, um território dos EUA no Pacífico, onde o acordo judicial vai ser finalizado. A expectativa é de que Assange compareça quarta-feira (26/6) perante um juiz em Saipan, capital das Ilhas Marianas do Norte, onde vai se declarar culpado de uma acusação relacionada com a Lei de Espionagem. Pelos termos do acordo, o ativista não ficaria em nenhum momento sob custódia americana, e não teria que cumprir pena de prisão porque o Departamento de Justiça dos EUA vai levar em consideração o tempo que ele já cumpriu no Reino Unido. (...) (BBC News Brasil)

4-JUROS MANTIDOS. BANCO CENTRAL indica que juros ficarão em 10,5% 'por tempo suficiente' para manter a inflação sob controle. Por Thaís Barcellos. (...) Banco Central reforça necessidade de política fiscal crível e vê cenário externo adverso. Em Ata do Copom, instituição não descarta 'ajustes futuros' para que meta seja cumprida, diante de um 'cenário externo adverso' e surpresa com a atividade econômica. Comitê também reforça a necessidade de uma 'política fiscal crível'. Por Thaís Barcellos. (...) (O Globo) Análise: BC alerta sobre risco fiscal, aumenta a taxa de juros neutra e não descarta voltar a subir a Selic. Ata do Copom indica um cenário mais desafiador para a política monetária, após a decisão unânime de interromper os cortes da Selic em 10,5%, escreve Alvaro Gribel. (...) (O Estado de S. Paulo)

5-ÁLCOOL, DROGAS E MORTES. Álcool e drogas causam mais de 3 milhões de mortes ao ano no mundo. Homens são as principais vítimas do consumo abusivo de substâncias, que aumenta o risco de doenças crônicas e de transtornos mentais. Por Lucas Rocha. O consumo abusivo de bebidas alcoólicas levou à morte 2,6 milhões de pessoas no mundo em apenas um ano. Outras 600 mil foram vítimas das consequências do uso de drogas. Desses óbitos, 2,4 milhões ocorreram entre homens. Os indicadores fazem parte do mais novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema, divulgado terça-feira, 25. O relatório mostra que o excesso de bebidas alcoólicas aumenta o risco de contágio pelo HIV, por conta de relações sexuais desprotegidas. Consequentemente, há ainda um aumento na mortalidade por tuberculose e infecções respiratórias. Álcool entre jovens. Vale destacar que a maior proporção de mortes atribuíveis, 13%, ocorreu entre jovens e adultos com idades entre 20 e 39 anos. Globalmente, 22% de todos os jovens entre 15 e 19 anos bebem regularmente. No Brasil, o índice chega a 40,8%. (...) (Veja)

6-HTLV: SAIBA O QUE É, como se pega e se tem cura! Este artigo foi escrito por Rafaela Sarturi Sitiniki, CRF/PR 37364. Enquanto há décadas muito se é falado sobre o vírus HIV, que causa a AIDS, um outro vírus começou a ganhar mais destaque recentemente. É o HTLV, ambos da mesma família. Ele é o vírus linfotrópico de células T humanas, que afeta pelo menos 800 mil pessoas no Brasil, com estimativa de que esse número possa chegar a 2,5 milhões. Isso coloca o país como um dos que mais possui casos. O HTLV é um vírus que faz parte da família dos retrovírus humanos, a mesma que se encontra o HIV, e foi descoberto em 1980. Ele pode ser separado em 2 tipos principais: 1 e 2. Outras variações também existem, mas não são comuns. As diferenças entre os dois tipos são pequenas, mas o HTLV-1 é o que pode estar associado a outras doenças. A partir da infecção, geralmente o vírus se mantém em inatividade. Pode-se passar um longo período sem que se manifeste, com um tempo estimado de 40 anos. (...) (https://minutosaudavel.com.br)

7-ESPONDILITE AQUILOSANTE: conheça a doença que atinge a coluna vertebral. Por Enf. Raquel Souza De Faria. Esta condição inflamatória crônica, que atinge principalmente a coluna vertebral, pode levar à rigidez e à dor severa, afetando atividades diárias simples e comprometendo o bem-estar geral. Compreender essa doença é essencial para o diagnóstico precoce e para a implementação de estratégias eficazes de manejo. A espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente as articulações da coluna vertebral, mas também pode atingir outras partes do corpo. Caracteriza-se pela inflamação das articulações sacroilíacas (localizadas na base da coluna) e pode levar à fusão das vértebras, resultando em rigidez e perda de mobilidade. (...) (saudeLAB)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]