A música hoje que embala as noites tem como refrão "Pedro, Pedro, Pedro". Coincidentemente, este ano completa 200 anos da imigração alemã no Brasil e uma das cidades onde eles mais avançaram em seus costumes foi Petrópolis que, na tradução literal, significa "Cidade de Pedro".
Localizada na região Serrana do Rio de Janeiro o município, que tanto foi devastado pelas chuvas, hoje celebra este grande momento para sua história, já que seu nascimento veio pelas mãos tanto do imperador Dom Pedro II, quanto pelos colonos alemães.
Além de Petrópolis, outros municípios pelo Brasil, como Blumenau, em Santa Catarina, também festejam este marco tanto na história brasileira quanto na alemã.
Vale ressaltar que muitos dos colonos tanto alemães quanto italianos vieram para o Brasil no processo de mudanças políticas e sociais em seus respectivos países. A Alemanha e a Itália, durante o século XIX, passaram por processos de mudanças territoriais, com suas províncias se reestruturando para formarem nações. Tanto que os dois países entraram tarde na chamada corrida colonial na África e na Ásia e, quando quiseram pegar algumas das principais terras dos dois continentes, entraram em atritos com Inglaterra e França, sendo esse um dos motivos da Primeira Guerra Mundial.
Petrópolis, Blumenau e tantas outras cidades merecem este reconhecimento pela tradição, cultura e simbolismo. Independente de outros fatos históricos posivitos e negativos que foram instigados a partir desta imigração, o fato do Brasil ter essa miscigenação entre portugueses, alemães e negros faz deste país o que temos hoje: um conjunto multicultural em um grande e extensivo território nacional.
A Bauernfest é um marco para o turismo, além de movimentar financeiramente a cadeia hoteleira e de bares e restaurantes. Porém, em um ano tão especial, a festa poderia ter sido mais vistosa. De qualquer forma, a data não vai passar em branco e a "Cidade de Pedro" vai celebrar, em grande estilo, o bicentenário da imigração alemã no Brasil e o início da formação da charmosa Petrópolis.