A perda do bom senso online
A internet, sem sombra de dúvidas, acabou sendo uma força em vários sentidos, tanto positivos como negativos. Porém, uma coisa é fato, muitas pessoas fizeram e fazem dinheiro com os meios online. Entre essas pessoas estão os mais jovens, o que inicialmente era visto como algo realmente positivo. Entretanto, a falta de preparo e até mesmo de educação vem mostrando que esse pode ser um feito um tanto quanto negativo. Para começar a falta da valorização do dinheiro, o que leva a famosa frase "o valor de um dólar" para o lixo.
Afinal de contas, quando um jovem tem uma renda superior a R$ 10 mil por mês apenas com recursos vindos da internet, dificilmente ele irá valorizar os pequenos ganhos, com isso, o valor do dinheiro se perde junto. Aliás, isso independe da classe social, seja pobre, classe média ou rico, a falta de formação do senso crítico adulto, é de fato um fator complicador para que aquele jovem, novo rico, passe a valorizar o dinheiro. Basta um passeio pelas redes sociais para ver vídeos com jovens "influencers" distribuindo verdadeiras fortunas por pequenas ações como simplesmente a pessoa estar seguindo ele nas redes.
Porém, há também a perda do senso crítico do errado e do certo. A escola, que antes era o ambiente necessário para quem visava ganhar dinheiro e ter um futuro próspero, nem sempre é levado em consideração, o que leva a uma baixa de conhecimento. Como consequência temos casos como o do influencer Boca de 09 que vem sendo atacado na internet após participar de uma pesca e matar um Tubarão Martelo. O animal está em extinção. Dificilmente se 09 tivesse o mínimo de estudo, entenderia que o ato que cometeu é um erro absurdo com a natureza.