Inverno, frio e as doenças respiratórias
Inverno chegou e com ele as temperaturas mais baixas predominam em algumas regiões do país, principalmente o Sul e Sudeste. Há algumas semanas, estamos observando a divulgação de campanhas de vacinação contra a gripe. Por mais que alguns ignoram, temos outra parte da população que sabe bem a importância desta imunização, principalmente nesta época do ano.
Entramos na estação que, para muitos, traz a promessa de dias aconchegantes e festas familiares; viagens à cabanas e chalés; um bom filme juntamente com um saboroso vinho. Tudo isso, claro, é muito bom, no entanto, esse período também se caracteriza por um aumento significativo na incidência de doenças respiratórias, afetando drasticamente a saúde pública e a qualidade de vida de milhões de pessoas.
Como ressaltam especialistas, as baixas temperaturas e a maior permanência em ambientes fechados e pouco ventilados são condições propícias para a proliferação de vírus e bactérias. Durante o inverno, o ar seco e frio pode ressecar as vias aéreas, tornando-as mais suscetíveis a infecções. Apesar dos esforços, muitos desafios persistem. A desinformação e a resistência à imunização continuam a ser barreiras significativas. E claro, as desigualdades no acesso aos serviços de saúde fazem com que populações vulneráveis sofram desproporcionalmente.
A pandemia do coronavírus ressaltou, ainda mais, a importância de se imunizar contra doenças respiratórias. Durante o período em que vivemos com as restrições impostas diante da covid-19, a vacinação contra a gripe ajudou a evitar que os sistemas de saúde, já sobrecarregados pelo coronavírus, enfrentassem um aumento adicional de pacientes com gripe. Isso ressalta como os imunizantes desempenham um papel crucial em manter a capacidade de resposta dos sistemas de saúde durante crises sanitárias.
Diferentemente de outras vacinas, como a da própria covid e agora da dengue, o imunizante contra a gripe se encontra em postos de saúde próximo da casa de vocês leitores, que, muito das vezes, nem fila enfrentam para se vacinar.
Vamos aproveitar o inverno? Claro! Para muitos, é a melhor época do ano. Mas, não custa também nos cuidarmos e prevenirmos de vírus que circulam a nossa volta.