Por:

Avante, Caprichoso. Parabéns, Parintins!

Mesmo que ainda não tenha recebido o verdadeiro apoio e importância diante da grande mídia televisiva brasileira, os olhos se voltaram, neste último fim de semana, a Parintins, município a 369 km da capital amazonense, Manaus.

Um verdadeiro show! É assim que podemos resumir o que foi a 57ª edição da disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido no Bumbódromo. Junto a Isabelle Nogueira, a cunhã-poranga da nação 'vermelha', pôde-se observar que o Festival de Parintins 2024 tomou outra dimensão e grandiosidade. Foi nítido o orgulho da moça, que participou do Big Brother Brasil, da TV Globo, em enaltecer e levar para todos aqueles que assistiram o reality show a sua cultura amazonense, em particular, o festival.

Não é a toa que é considerado Patrimônio Cultural do Brasil. Quem assistiu pela internet ou viu trechos pelas redes sociais, sabe do que estamos falando. Como no nosso grandioso desfile das Escolas de Samba do Rio e em São Paulo, a dimensão que o Festival de Parintins toma é algo indiscutível e deveria ser, muito mais, valorizado por nossos colegas da imprensa.

Parabéns ao pessoal da TV A Crítica, emissora amazonense independente que transmitiu, mesmo que de forma mais simples em comparação com a transmissão de outros grandes eventos do país, a festividade com êxito, depois da filiada do 'plim, plim' tentar tomar seu lugar. Aliás, dá até receio de pensar como seria, já que o próprio Fantástico, tamanho programa global, errou ao afirmar que Marciele Albuquerque era a cunhã-poranga do Garantido, ao invés do Caprichoso. Cadê a revisão, pessoal? Isso é sério, ainda mais quando se trata de rivalidade entre torcidas.

Impossível não ressaltar a tamanha importância que a ex-BBB teve nesta edição do Festival. Realmente muitos que nem sabiam o que era, passaram a saber e se encantaram com tudo o que viram.

Agora, vamos esperar realmente que nossos parceiros de imprensa também abram seus olhos e deem o verdadeiro valor e reconhecimento que Parintins merece. Enquanto se apuravam as notas, na tarde desta segunda-feira, nada com muito destaque era encontrado em boa parte dos portais de notícias de grandes nomes da imprensa brasileira. Uma pena. Não é o mesmo que acontece com a apuração do nosso Carnaval. Qual a diferença? Somente a região do país. Que nosso Festival de Parintins seja cada vez mais cobiçado e levado a todo o mundo. Parabéns pelo caprichoso desfile e pelo tricampeonato, Caprichoso!