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O fortalecimento do turismo fluminense

A ExpoRio Turismo, evento que estimula a potencialidade turística do estado do Rio de Janeiro, encerrou com êxito sua terceira edição. Parafraseando o que nos relatou o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo, durante abertura da feira, um evento se consolida quando chega em seu terceiro ano. A consolidação significa que a marca ''chegou para ficar'', como bem disse o vice-governador Thiago Pampolha ao Correio da Manhã.

O Rio, cidade que abre as portas do Brasil para o mundo, reservou novamente o Complexo Lagoon, na Lagoa Rodrigo de Freitas, como cenário para a realização da feira, reunindo as 12 regiões e suas 92 cidades. Todas com forte potencial de atrativos. Cada uma, evidentemente, com suas especificidades.

Passando por praias, cachoeiras, ambientes para a exploração do turismo de aventura, passando pelo turismo religioso e arquitetônico, e a força peculiar de nossa gente. Além de impulsionar o trabalho manual dos competentes artesãos, que sobrevivem da renda do artesanato, e que encontraram mais uma vez no evento, um espaço para colocarem seus produtos à mostra.

Em paralelo ao trabalho de expositores regionais, um ambiente para a realização de painéis de debates e palestras, discutindo, de maneira coletiva, os rumos do setor turístico e o trabalho pujante de toda a cadeia produtiva do segmento.

A cada debate fomentado na Expo, um ponto em comum foi destaque preponderante: turismo é fator de desenvolvimento. E pensar o turismo para além da capital fluminense, é uma estratégia não somente justa e correta com o interior, mas, sobretudo, torna-se uma mola propulsora para o desenvolvimento econômico e a geração de renda e oportunidades ilimitadas. Afinal, turismo forte é sinônimo de economia forte.