Por: José Aparecido Miguel (*)

É possível dormir melhor com o método escandinavo?

1-BAIXE O TOM LULA. Haddad e economistas se reúnem com Lula em São Paulo e pedem moderação para inflação não explodir. Por Mônica Bergamo. Em reunião fora da agenda em SP, grupo disse a petista que teria chegado a hora de baixar o tom das críticas ao mercado e ao Banco Central. O presidente Lula (PT) se reuniu no fim de semana em SP com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com um grupo de economistas de dentro e de fora do governo que o alertaram sobre a possibilidade de uma forte alta da inflação já nos próximos meses caso o dólar siga disparando. A subida da moeda norte-americana encarece a compra de produtos e insumos importados e tem impacto direto nos preços brasileiros. Ouça o bom conselho. Diante do cenário adverso, Lula foi aconselhado a moderar suas falas para não dar combustível à crise — o dólar chegou a superar R$ 5,70 na terça-feira (2). Ouça o bom conselho 2. De acordo com um dos integrantes da conversa, que reuniu expoentes do chamado desenvolvimentismo, Lula está "justamente indignado" com o que seria um movimento especulativo contra seu governo - e com a tentativa de fazer a corda do ajuste fiscal estourar no lado mais fraco. Ou seja, o da população mais pobre. Por isso o presidente estaria repetindo em entrevistas que não se dobrará a essa receita. O petista, no entanto, foi aconselhado a baixar o tom de suas críticas ao mercado e ao Banco Central. Conselho (...) (Folha de S. Paulo)

2-SP. MILTON LEITE E PCC. MP vê relação de Milton Leite com empresa acusada de elo com PCC (Primeiro Comando da Capital). MP cita emails entre servidores ligados ao presidente da Câmara de São Paulo (SP) e a Transwolff. O Ministério Público de São Paulo aponta um "estreito relacionamento" entre o vereador Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal da capital, e a cúpula de uma empresa acusada de ligação com o PCC. O UOL teve acesso exclusivo a mais de mil páginas de documentos reunidos pela investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do MP-SP. Promotores afirmam nesses documentos haver indícios de uma "relação de apoio" entre Leite e a Transwolff, empresa de ônibus acusada de lavar dinheiro para a facção criminosa. (...) (UOL)

3-IDADES. LULA E BIDEN. Idade de Lula pode repetir cenário de Biden no Brasil, dizem especialistas. Cientistas avaliam que a condição física e mental do presidente brasileiro deve ser analisada antes de lançar candidatura à reeleição em 2026. Biden tem 81 anos e Lula têm 78 anos. (...) (Poder360)

4-DA LIBELU AO CONSERVADORISMO. Demétrio Magnoli, da Libelu à referência para Flávio Bolsonaro. Jornalista e sociólogo, que já foi liderança estudantil de esquerda, atualmente espanta até mesmo seus colegas de emissora com suas posições conservadoras. Por Julinho Bittencourt. O jornalista e sociólogo Demétrio Magnoli foi trotskista durante a sua juventude, e militou na Liberdade e Luta (Libelu), uma tendência do movimento estudantil ligada à Organização Socialista Internacionalista (OSI). Os anos, no entanto, se passaram e Magnoli parece não ter envelhecido bem. Com as suas posições, ele chega até mesmo a espantar seus colegas de bancada do programa Em Pauta, da GloboNews, o canal de notícias da Globo que, venhamos e convenhamos, de esquerdista não tem nada. Na noite de segunda-feira, o correspondente de Nova Iorque, Guga Chacra, teve uma forte discussão com ele ao vivo sobre as eleições legislativas na França, cujo primeiro turno terminou com vitória do partido de extrema direita Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen. Em dado momento, Guga perdeu a paciência com Demétrio e subiu o tom ao sugerir que o colega de bancada estaria rejeitando o "rótulo" de extrema-direita a Marine Le Pen e, consequentemente, normalizando suas ideias racistas, xenofóbicas e islamofóbicas. (...) (Revista Fórum)

5-MÉTODO ESCANDINAVO DE DORMIR. É possível dormir melhor com o método escandinavo? Preceito promete uma noite de sono tranquila para casais, deixando cada um em seu canto. Há muitas coisas da Escandinávia que valem a pena a gente copiar, como as saunas, Lego, louças dinamarquesas. Funciona assim: duas pessoas dormem na mesma cama, mas usam cobertas separadas. Um para cada um. Esse tipo de arranjo é bem comum entre outros países europeus. Há alguns anos, quando estive em Paris, a cama do nosso quarto de hotel tinha duas roupas de cama: um lençol e um cobertor para mim. E um lençol e um cobertor para outra pessoa. Por Mari-Jane Williams (The Washington Post). (...) (O Estado de S. Paulo)

6-ALERTA SOBRE AMERICANAS FOI DADO. Bancos alertaram sobre vendas de ações por ex-diretores da Americanas antes de divulgação de fraude. Documentos da Polícia Federal mostram que a CVM recebeu informações de Credit Suisse, XP e Itaú; instituições não comentam e investigados negam irregularidades. Por Marcelo Godoy e Carlos Eduardo Valim. (...) (O Estado de S. Paulo)

6-CLIMA EM JULHO. Como será o clima em julho de 2024 no Brasil. Por Josélia Pegorim. Julho começou com uma grande frente fria, que trouxe chuva e temperaturas baixas, com a passagem de uma forte massa de ar frio pelo centro-sul do país. Mas a climatologia mostra que julho é um mês de secura no país, de pouca ou nenhuma chuva. O El Niño que se formou o ano passado terminou junto com o fim do outono. O que se espera agora é o desenvolvimento de um La Niña, mas no decorrer de agosto. Julho segue com um padrão neutro de temperatura no oceano Pacífico Equatorial central e leste. A expectativa é de que julho seja um mês com temperaturas médias acima do normal em praticamente todo o Brasil. É preciso lembrar que as tardes de inverno, inclusive no mês de junho, são normalmente quentes em Rondônia e também no centro-oeste do país. Temperaturas entre 30°C e 33ºC são bastante comuns durante o mês de junho especialmente em Mato Grosso, em áreas de Goiás e de Mato Grosso do Sul. Na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, as temperaturas médias em julho de 2024 devem ficar próximas da normalidade por causa da frequente passagem de ar polar pelo Estado. (...) (Clima Tempo)

7-SUBSTITUTO DE BIDEN. Nova pesquisa mostra quem poderia substituir Biden contra Trump. Um em cada três democratas acredita que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deveria encerrar sua campanha de reeleição contra o republicano Donald Trump, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos publicada terça-feira, 2. Nenhum democrata eleito se sai melhor do que Biden em um hipotético confronto contra o republicano, mas há uma reviravolta na pesquisa: entre os nomes apresentados, apenas Michelle Obama, esposa do ex-presidente democrata Barack Obama, sairia melhor que Biden e venceria Trump. Autora do livro de memórias best-seller de 2018, Becoming, Michelle disse repetidamente que não pretende concorrer à Presidência. (...) (Veja)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]