Por:

Devemos mostrar que somos além do futebol

Há alguns dias, vimos um péssimo jogo da Seleção Brasileira, no qual, a mesma foi desclassificada da Copa América. Momentos após o jogo, uma enxurrada de críticas tomou as redes sociais. Além disso, teve jogador brasileiro que chegou a ser ofendido ao chegar no hotel em que os atletas estavam hospedados. Diante disso, será mesmo que somos somente o país do 'futebol'? Se caso nossa seleção for para a Copa do Mundo em 2026, talvez vá como 'azarão' e não favorita, como de costume histórico, infelizmente.

Após essa triste introdução, vamos de fato para o foco deste editorial: estamos a poucas semanas dos Jogos Olímpicos de Paris que, inclusive, não contará com os jogadores masculinos de futebol do país, já que eles também foram desclassificados. Porém, temos tantos outros atletas que representarão nosso país em solos franceses e que, de forma merecida, merecem todo o nosso apoio e torcida. Esportistas estes que nem sempre têm grandes patrocínios e salários, como os jogadores de futebol, mas que deram tudo de si para conquistarem suas merecidas vagas olímpicas.

Como seria satisfatório ver todo o nosso país mobilizado para as Olimpíadas, como é em ano de Copa do Mundo. Comércio repleto de nacionalismo e nos dias dos jogos são decretados praticamente 'feriados' para algumas classes trabalhadoras. Tem gente que nem sabe de fato quem estará vestindo nosso uniforme para Paris 2024 e muito menos os dias e horários das disputas.

Uma triste realidade que, no futuro, deverá ser diferente. Ainda não temos esse poder de mudar essa tradicional história. Nem para as nossas jogadoras de futebol tem tanta torcida ou mobilização como para os homens, quem dirá para outras modalidades esportivas que não são tão conhecidas. Mas anotem uma coisa: se conquistarmos medalhas de ouro, aí sim o(a) vitorioso(a) vai ser consagrado no país. Mas só assim...

O país nunca foi somente o de 'futebol' e isso já deveria ter mudado. Temos tantos outros atletas brasileiros que merecem nosso apoio e torcida que a lista é extensa. No próximo dia 26 de julho começam os jogos e quem sabe, não conseguimos fazer um esforço para torcermos para outras modalidades e não somente as 'tradicionais e mais faladas'. Boa sorte a todos os nossos representantes!