Por: José Aparecido Miguel (*)

César Lattes - Centenário celebra brasileiro que foi um dos pioneiros em pesquisa subatômica

1-FIM DO MITO HONESTO. Bolsonaro desmascarado: Cientista político fala sobre fim do "mito honesto". Indiciado pela Polícia Federal (PF) pelo furto de joias da Presidência e com seus podres expostos no inquérito, agora público, analista explica se isso deve impactar na imagem do ex-mandatário. Por Henrique Rodrigues. A real face da figura política de Jair Bolsonaro (PL) nunca foi algo oculto, pelo menos para quem acompanha há décadas a trajetória do então deputado federal insignificante que desde sempre foi acusado de trambiques e cambalachos na vida pública, como esquemas em abastecimento de veículos oficiais, loteamento de cargos em seus gabinetes e rachadinhas com salários dos servidores. Em entrevistas, ele dizia "sonego mesmo, tudo que puder", e já como presidente assumiu abertamente que trocaria o comando da Polícia Federal se ela passasse a investigar seus filhos por atos ilícitos. Pois foi essa mesma Polícia Federal que agora indiciou Bolsonaro, o acusando de chefiar um grande esquema criminoso que desviava joias, relógios e artigos caríssimos do acervo da Presidência da República para vendê-los no exterior, uma roubalheira que teria auferido lucros de até R$ 6,8 milhões, conforme o inquérito encaminhado ao Supremo Tribunal Federal na última semana. (...) (Revista Fórum)

2-JOIAS. BOLSONARO COMEÇA A ADMITIR. Indiciado como ladrão de joias, Bolsonaro começa a admitir para aliados que mandou vender itens. Bolsonaro agora parou de negar que desconhece os fatos e já admite que determinou a negociação de alguns itens. "Em conversas com aliados nas últimas 24 horas, após o relatório da Polícia Federal sobre o caso das joias ser tornado público, Bolsonaro disse que 'não tinha o que fazer com aquilo' e mandou 'passar para frente, referindo-se a peças como os relógios Rolex e Patek Philippe, que foram comercializados por seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, por US$ 68 mil, informa a jornalista Bela Megale, em sua coluna no jornal O Globo. "Bolsonaro também segue a linha da nota emitida por sua defesa segunda-feira e repete a aliados que teria informações da área do acervo presidencial de que os itens pertenciam a ele. Bolsonaro, no entanto, evita falar de qualquer maneira sobre os pagamentos em espécie revelados por Lourena Cid que configuram lavagem de dinheiro", acrescenta a jornalista. (...) (Brasil247)

3-REBATENDO BOLSONARO. PF rebate em indiciamento explicações de Bolsonaro sobre joias e vê contradições. Relatório policial afirma que o ex-presidente deu versões contraditórias; defesa diz que medidas foram legais. Por Matheus Teixeir e José Marques. (...) (Folha de S. Paulo)

4-AVALIAÇÃO SOBRE LULA. Quaest: avaliação positiva do governo Lula sobe de 33% para 36%. Por Bruno Luiz. A avaliação positiva do governo Lula cresceu e chegou a 36% em junho, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10). O índice das pessoas que consideram a gestão ótima ou boa subiu três pontos percentuais na comparação com o levantamento de maio, uma alta fora da margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais. O que aconteceu. A avaliação negativa do governo Lula caiu de 33% para 30%. Já a regular se manteve estável e oscilou de 31% para 30%. Já a regular se manteve estável e oscilou de 31% para 30%. Não souberam ou não responderam, 4%. A aprovação do jeito de governar do petista cresceu de 50% para 54%. Já a reprovação ao trabalho do presidente desceu de 47% para 43%. Não souberam ou não responderam, 4%. (...) (UOL)

5-IRMÃOS BATISTA VOLTAM AO JOGO político, com benção de Lula e Judiciário. Por Raquel Landim. Joesley e Wesley, ainda párias frente à opinião pública, os irmãos — que, em delação premiada seis anos atrás, confessaram ter corrompido centenas de políticos — viajaram à China com o ministro da Agricultura, participaram de evento com o presidente do Banco Central e já estiveram no Palácio do Planalto com o próprio Lula. (...) (UOL)

6-DE BENGALA, PADRE JÚLIO ENFRENTA enfrenta GCM hostil e cobra Prefeitura de SP. Clérigo católico foi ao local exigir início de atendimento para abrigos emergenciais porque chovia e precisou "baixar fervura" de guardas-civis que estavam no local. Por Henrique Rodrigues. O padre Julio Lancellotti, de 75 anos, responsável pela Pastoral do Povo da Rua, precisou enfrentar a hostilidade de agentes da GCM de São Paulo na tarde de terça-feira (9), ao cobrar da Prefeitura da capital paulista a abertura antecipada do atendimento para cadastro nos abrigos emergenciais públicos, já que a população sem-teto estava debaixo de chuva esperando o início do serviço. (...) (Revista Fórum)

7-O LEGADO DE LATTES. Centenário celebra brasileiro que foi um dos pioneiros em pesquisa subatômica. Comemora-se quinta-feira (11) o centenário de nascimento de Cesare Mansueto Giulio (César) Lattes. Jovens cientistas talvez só o conheçam por nomear a Plataforma Lattes, onde registram seus currículos, porém Lattes foi a seu tempo o físico mais admirado do Brasil. Aos 23 anos, deu a contribuição à física de partículas que o levou perto de ganhar o prêmio Nobel, façanha quase impensável hoje em dia. Em 1947, Lattes conseguiu comprovar experimentalmente a existência de uma partícula, píon (então batizada como méson pi), o que ajudou explicar a coesão dos núcleos atômicos. Ele aperfeiçoou emulsões fotográficas que capturavam traços de raios cósmicos quando expostas em grandes altitudes. Os núcleos de átomos contêm nêutrons e prótons. Estes últimos têm carga elétrica positiva, o que em princípio implicaria repulsão entre uns e outros, como polos iguais de ímãs, mas eles ficam confinados no núcleo. O físico Hideki Yukawa havia formulado em 1934 a hipótese de que prótons e nêutrons se mantinham unidos por força de uma partícula que chamou de méson. Com Cecil Powell na Universidade de Bristol, Reino Unido, Lattes levou emulsões para o Pic du Midi (2.800 m), na França, e logrou dois registros da nova partícula. Na montanha boliviana de Chacaltaya (5.500 m), capturou 30 rastros de mésons e a atenção mundial. Depois, na Universidade da Califórnia, nos EUA, tornou-se um dos pioneiros no estudo de componentes subatômicos obtidos pela colisão de partículas em aceleradores. Ele e Eugene Gardner realizaram as primeiras detecções de píons produzidos artificialmente. (...) (Editorial-Folha de S. Paulo)

8-ENSINO MÉDIO. NOVA REFORMA. Câmara aprova nova reforma do ensino médio com mais disciplinas tradicionais. A Casa retirou mudanças feitas pelo Senado, como obrigatoriedade de espanhol; texto vai para sanção. Por Paulo Saldaña e Matheus Teixeira. (...) (Folha de S. Paulo)

9-LÍTIO. Com Musk excluído, lítio coloca Bolívia no centro de disputa entre China, Rússia e Estados Unidos. Por Leandro Prazeres. A Bolívia chamou a atenção do mundo após uma tentativa frustrada de golpe de Estado, mas o país já está no radar internacional bem antes disso, por outro motivo. Chineses, russos e americanos vêm travando uma disputa pelo acesso às reservas de lítio do país. A Bolívia detém as maiores reservas deste mineral do mundo, atrás apenas da Argentina e do Chile, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. (...) (BBC News Brasil)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]