Por:

Governo comprometido com a segurança

'Se não é o tráfico, é a milícia', é assim que é a imagem do Rio para outros brasileiros e até mesmo para os cariocas. Uma afirmação que jamais deveria ter caído na 'boca do povo' como se fosse algo normal, ou, até mesmo, sem solução.

Na madrugada desta segunda-feira, vimos um Executivo estadual comprometido com a segurança pública da sua capital. Mais precisamente da região mais populosa da cidade. Vimos também um secretário consciente do que estaria fazendo, reunindo mais de 2 mil policiais para a mega ação estruturada, como foi intitulada pelo próprio governador do Rio, Cláudio Castro.

Comprometimento este que não fica só no papel e que comprova a defesa do povo carioca. Tudo foi pensado estrategicamente e mesmo que existiu algum tipo de vazamento de informação sobre a ação, somente nas primeiras horas os agentes já obtiveram resultados positivos contra a criminalidade. Mais de 20 pessoas detidas; armas, drogas, material de barricadas e dinheiro apreendidos; até mesmo um empreendimento ilegal que poluía a rede pluvial foi fechado. Um verdadeiro trabalho integrado e que merece aplausos, ainda que seja em seu primeiro dia. Já que a ação será permanente. Até em ser deflagrada na época de recesso escolar foi pensada.

O Rio de Janeiro tem jeito sim, e esse é um recado para a população destas localizações que acabam 'aceitando' muita coisa, já que, em sua maioria, eles estão desesperançosos. Mas não! Não é assim que tem que ser. Parabéns a todo o setor de Segurança Pública pela ação e que ela sirva de exemplo para outros governos estaduais. Finalizaremos este editorial com a importante frase de um chefe de Executivo estadual: 'Não vamos admitir que a criminalidade avance no Rio'.