Por:

Interpretações e opiniões divididas

Quem não se lembra da polêmica de que o "Diabo ganhava de Jesus" no desfile de escola de samba há alguns anos? Aquilo para alguns 'apressados' foi o cúmulo do desrespeito com as religiões... Mas tampouco foram saber que viram um trecho da apresentação e que em seu desfecho, o bem vencia o mal. Mas não, preferiram focar somente no trecho que viralizou na internet, fora de contexto.

Estamos diante de outra discussão que veio à tona na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, na França. Uma apresentação, com público LGBTQIA foi associada à obra da 'Santa Ceia', de Leonardo da Vinci.

Para muitos, a cena foi uma sátira e desrespeito para com os cristãos. Já para outros, os que foram mais afundo para entender o real significado da apresentação, se depararam com a representação de um banquete dionísico com drag queens e corpos diversos, inspirado na obra em que retrata o Olimpo, onde os deuses estão reunidos em um banquete que celebra o casamento de Tétis e Peleu, destacando Apolo coroado ao centro. Além disso, faz referência a Dionísio (ou Baco), o deus do vinho e das festividades.

Pelas redes sociais, uma enxurrada de comentários surgiram após as cenas serem transmitidas. Desde críticas e repúdio, para aqueles que acreditam que realmente a apresentação foi uma sátira à última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos; até enaltecimento pela coragem do diretor e criador da proposta. Segundo o próprio cerimonialista, não houve paródia. Mas mesmo assim, de forma profissional, os organizadores dos Jogos pediram desculpas, afirmando que não houve "intenção de desrespeitar nenhum grupo religioso".

Sendo uma sátira ou não, desrespeito ou não, em dias atuais, todos devem realmente tomar muito cuidado com aquilo que quer apresentar, seja lá onde for. Como tráz o nosso título, você pode querer exibir algo, passar determinadas mensagem, mas a interpretação disso cabe a cada telespectador, leitor, e por aí vai... Opiniões e mais opiniões distintas em um mundo em que existem julgadores e mais julgadores, opiniões e mais opiniões... Deixamos aqui nosso questionamento: o que achou sobre esta parte da apresentação das Olimpíadas?