Os cuidados com a saúde no inverno

Por

Muito tem se preocupado com a gripe e suas variantes, uma campanha comum no inverno. Porém, devemos nos precaver também para outras efemeridades que acontecem nesta época do ano.

Atualmente, o país está passando por dois surtos de doenças até então controláveis, mas que, pela falta de cuidados ou mesmo ignorância, estão voltando à tona: coqueluche e meningite.

Assim como aconteceu com o sarampo, que há anos naão era diagnosticada e voltou a aparecer por descuido, essas duas doenças também não tinham surtos como os de agora. E ambas são facilmente protegidas por vacinação. Ou seja, as pessoas não estão pondo a caderneta de imunização em dia.

Por mais que tenhamos feito uma grande campanha de conscientização e prevenção contra a covid-19, o Governo Federal deveria fazer o mesmo para todas as doenças cujas proteções se dão com vacinas.

Não adianta focar apenas em gripe, poliomielite e outras que estão batidas no calendário anual e que a população já está acostumada, pois existem outras tão importantes quanto e que estavam até consideradas erradicadas no Brasil, como o sarampo.

O cuidado com a saúde precisa ser algo comum e diário. Porém, a geração atual ainda não tem a consciência disso e, por isso, as campanhas precisam ser constantes e para todas as doenças as quais a vacinação é importante.

Assim, não adianta apenas culpar a população pelo reaparecimento das doenças. O Governo Federal também tem sua parcela, pela falta campanhas mais conscientes e mais incisivas para a população ter a noção de que todas as vacinas são importantes, independente da idade e do grupo predominante de imunização.

Todo cuidado é grande, ainda mais nesta época do ano, quando a incidência de moléstias aparecem com mais frequência, muito em função da falta de cuidado e apreço ao calendário de vacinação e a reposição e continuidade das imunizações.

Portanto a união de todos é fundamental para que o país crie bolha contra as doenças e viroses que possam estar enfraquecidas ou erradicadas em território nacional.