Correios, BNDES, Embratur e outros órgãos: concursos têm 44,6 mil vagas

Por José Aparecido Miguel (*)

1-EXPULSA DE PARIS. Quem é Ana Carolina Vieira, nadadora brasileira que foi expulsa da Olimpíada de Paris-2024. Escrito por Estadão Conteúdo. A atleta saiu na sexta-feira da Vila Olímpica e contestou de forma "agressiva" decisão da comissão técnica brasileira. Com um currículo invejável e detentora de cerca de 150 medalhas de ouro em sua carreira, a nadadora Ana Carolina Vieira foi expulsa pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) após cometer um ato de indisciplina durante a realização dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A atleta descumpriu decisão da comissão técnica de natação da seleção na sexta-feira, dia da cerimônia de abertura do evento realizado na França. Ana Carolina saiu da Vila Olímpica sem autorização ao lado do namorado Gabriel Santos, que também integra o time de natação do Brasil. Além disso, a atleta contestou de forma agressiva mudanças feitas no revezamento da prova 4x100 metros livre, realizados na manhã de sábado (no Brasil). As ações foram determinantes para seu desligamento da equipe. Esta era a segunda Olimpíada da atleta de 22 anos, que é natural da cidade de São Paulo e atleta do Esporte Clube Pinheiros, uma das equipes mais tradicionais nos esportes olímpicos do país. Atleta desde a infância, teve influência dos pais quando morava em Ubatuba, litoral paulista. Iniciou competindo no mar, em provas de águas abertas e chamou atenção de Marcos Iacopi, especialista em provas de águas abertas. Quando se mudou para a capital, fez a transição para as piscinas de raia e se firmou no esporte. Pelo time de natação do Corinthians, se destacou em provas da categoria infantil e juvenil e, em 2017, foi um dos destaques da natação feminina no Troféu Brasil. (...) (Diário do Nordeste)

2-DEMISSÃO E PEDIDO DE DESCULPAS. Olimpíadas 2024: Comentarista de TV pede desculpas após demissão por comentários sexistas sobre nadadoras. Bob Ballard, da Eurosport, fez os comentários após o tetracampeonato da Austrália nos 4x100m livre. O comentarista dos Jogos Olímpicos Bob Ballard disse que não pretendia "chatear ou menosprezar ninguém", ao pedir desculpas por comentários sexistas sobre as nadadoras australianas durante a cobertura de Paris-2024. A Eurosport, rede de TV europeia que pertence à Warner Bros, decidiu demiti-lo da cobertura da Olimpíada de Paris-2024 da emissora depois de Ballard fazer um comentário sexista sobre as atletas que disputaram o revezamento 4x100m livre, no último sábado. A fala de Ballard aconteceu depois que a seleção australiana conquistou a medalha de ouro. Enquanto a equipe se dirigia ao Centro Aquático de Paris para a premiação, Ballard falou: "Bem, as mulheres estão terminando. Você sabe como elas são... Andam por aí, se maqueiam", disse, de acordo com o "The Independent". (...) (O Globo)

3-COMPRA DE CASA PRÓPRIA. Por Idiana Tomazelli. O uso da estatal Emgea (Empresa Gestora de Ativos) para comprar parte da carteira de crédito imobiliário dos bancos e liberar dinheiro para novos financiamentos à casa própria ainda não saiu do papel e travou em um impasse jurídico. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não encontrou uma fórmula para viabilizar a operação sem que ela gere prejuízo para a companhia. Adotar medidas que sabidamente são prejudiciais às finanças da empresa pode gerar punição aos gestores. A Emgea foi criada em 2001 para administrar parte da carteira de crédito habitacional da Caixa com inadimplência elevada. A estatal também tem créditos bilionários a receber do FCVS (Fundo de Compensação de Variações Salariais), criado na década de 1960 para garantir o pagamento integral dos contratos do antigo SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Atualmente, esses valores são honrados pelo Tesouro Nacional. (...) (Folha de S. Paulo)

4-CONCURSOS - MILHARES DE VAGAS. Correios, BNDES, Embratur e outros órgãos: concursos têm 44,6 mil vagas. Por Claudia Varella. Concursos públicos oferecem 44.640 vagas em todas as regiões do país, com salários de até R$ 32,4 mil. Concursos abertos. O maior concurso tem 6.641 vagas. Elas são oferecidas pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. O salário mais alto é de R$ 32,4 mil. O valor será pago para quem passar no concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Há também outros concursos com oportunidades em vários cargos, destinados a candidatos de todos os níveis de escolaridade. https://jcconcursos.uol.com.br/concursos/inscricoes-abertas (...) (UOL) (ijnet.org)

5-PRODUÇÃO INTELECTUAL. Lei que preserva produção intelectual brasileira faz 20 anos. Agência Brasil - Mais antiga instituição cultural do país, Biblioteca Nacional recebe, em média, 80 mil publicações por ano. Há 20 anos, toda obra publicada no Brasil precisa ter pelo menos uma cópia enviada para a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a mais antiga instituição cultural do país. Promulgada em 2004, durante a gestão do cantor e compositor Gilberto Gil como ministro da Cultura, a Lei 10.994 "regulamenta o depósito legal de publicações, na Biblioteca Nacional, objetivando assegurar o registro e a guarda da produção intelectual nacional, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação da bibliografia brasileira corrente, bem como a defesa e a preservação da língua e cultura nacionais". (...) (sul21)

6-VENEZUELA E PETRÓLEO. Estados Unidos, a mídia desonesta e as eleições na Venezuela. Por Milton Pomar, geógrafo e mestre em Políticas Públicas. Hoje, para os EUA, o que interessa na Venezuela é o domínio da maior reserva de petróleo do mundo. Quando Hugo Chávez venceu as eleições pela primeira vez, em dezembro de 1998, com 56% dos votos, a Venezuela passou a integrar a coleção de alvos demoníacos preferidos (Irã, Iraque) dos Estados Unidos (EUA) e da mídia a seu serviço em muitos países (Brasil inclusive), pela mesma razão: petróleo. Muito, muitíssimo petróleo, no caso da Venezuela. (...) (sul21)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com