Por: José Aparecido Miguel (*)

Leia a avaliação do governo Lula por gênero, faixa etária, escolaridade, renda mensal, religião, raça e região

1-RECORRENDO A ASTROS DA NBA. Como derrota para o Brasil fez EUA recorrer a astros da NBA nas Olimpíadas. Seleções se enfrentam pelas quartas de final do torneio de basquete em Paris-2024. Por Lucas Bombana. Terça-feira (5), a seleção brasileira de basquete liderada por Bruno Caboclo e Marcelo Huertas terá uma missão bastante ingrata pela frente, ao ter de encarar o 'Dream Team' dos Estados Unidos com LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e companhia pelas quartas de final do torneio olímpico. A primeira vez em que os Estados Unidos recorreram às estrelas da liga de basquete profissional do país em uma edição olímpica foi em Barcelona-1992, com uma constelação que tinha nomes como Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Scottie Pippen, Charles Barkley e Karl Malone. Com uma média de mais de 100 pontos por partida, os norte-americanos não tiveram nenhuma dificuldade para avançar até a final, batendo a Croácia na disputa pelo ouro por 117 a 85. Uma derrota dolorida sofrida cinco anos antes, dentro de casa (em Indianópolis), para o time brasileiro liderado por Oscar Schmidt e Marcel contribuiu para a decisão dos norte-americanos de levar o que tinham de melhor para os Jogos na Espanha. (...) (Folha de S. Paulo)

2-BOLSA DO ATLETA. Rebeca Andrade fala sobre a importância do Bolsa Atleta. Por Marcelo Hailer. A ginasta Rebeca Andrade fez história segunda-feira (5) ao superar Simone Biles, considerada a melhor ginasta da atualidade, e conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris. Rebeca Andrade fala sobre a importância do Programa Bolsa Atleta, que foi instituído no primeiro mandato do presidente Lula (2002-06) e como tal apoio é fundamental para os esportistas se focarem no treino e obterem um ótimo desempenho. "O Bolsa Atleta é um dos programas que dá mais suporte, não só pra mim, né, mas para vários atletas do Brasil. Ter esse apoio, pessoas que acreditam em você, te incentivando, te apoiando a continuar e dando esse suporte... Não tem palavras, é só agradecer mesmo," disse Rebeca Andrade. (...) (Revista Fórum) Marlon Humphrey - astro do futebol americano - chamou o gesto de Simone Biles de reverência a Rebeca Andrade de "literalmente nojento". Por Ronayre Nunes. (...) (Correio Braziliense)

3-CONTRATOS EMERGENCIAIS EM SÃO PAULO. Qual motivo de tantos contratos emergenciais na gestão de SP? Ricardo Nunes analisou: "Não é o prefeito quem determina o que é emergência, mas um técnico junto à Defesa Civil, e em muitos casos houve necessidade de urgência para realizar obras para evitar riscos para a população", avaliou Nunes. (...) (Jovem Pan)

6-AVALIAÇÃO DO GOVERNO LULA. Datafolha: leia a avaliação do governo Lula por gênero, faixa etária, escolaridade, renda mensal, religião, raça e região. Pesquisa publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo" no sábado (3) ouviu 2.040 pessoas, com 16 anos ou mais, em 146 municípios, entre os dias 29 e 31 de julho. Por Gustavo Petró. Pesquisa Datafolha divulgada no sábado (3) pelo jornal "Folha de S.Paulo" apontou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem melhor aprovação entre quem tem Ensino Fundamental (47%), entre entre quem tem 45 a 59 anos (42%), entre quem ganha até 2 salários mínimos (42%) e entre mulheres (36%). A reprovação é maior entre quem ganha mais (46%), quem tem Ensino Superior (43%), entre quem tem 60 anos ou mais (35%) e entre os homens (34%). Na avaliação geral, Lula é aprovado por 35% dos brasileiros, reprovado por 33% e considerado regular por 30%. Em 1 ano e 8 meses de gestão, Lula registra avaliação semelhante à de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), no mesmo período. O Datafolha ouviu 2.040 pessoas, com 16 anos ou mais, em 146 municípios, entre os dias 29 e 31 de julho. Avaliação por gênero: Segundo o jornal, 36% das mulheres aprova o governo, 29% considera regular e 32% aponta como ruim ou péssimo. Entre os homens, 33% aprova, 31% aponta como regular e 34% considera ruim ou péssimo. Avaliação por faixa etária: O Datafolha mostra que Lula tem melhor aprovação entre brasileiros entre 45 a 59 anos de idade (42%), enquanto a reprovação é maior entre os mais velhos do recorte, com 60 anos ou mais (35%). 41% dos que tem entre 16 a 24 anos considera o governo regular. Avaliação por escolaridade: A pesquisa aponta que 47% dos que tem Ensino Fundamental aprovam o governo Lula, enquanto a reprovação é maior entre os que tem Ensino Superior (43%). Avaliação por renda: Lula tem melhor avaliação entre os que ganham até 2 salários mínimos (42%). A maior reprovação (47%) está entre os que ganha mais de 5 a 10 salários mínimos, aponta o Datafolha. Avaliação por raça: O governo Lula tem maior aprovação entre os que se identificam como pretos (38%) e a reprovação é maior entre os que se identificam como brancos (39%). Avaliação por religião: O Datafolha mostra que 41% dos católicos aprova o governo Lula contra 25% dos evangélicos, que tem 41% dos entrevistados considerando o governo ruim ou péssimo. A reprovação entre os católicos é de 29%. Avaliação por região: O governo Lula tem melhor avaliação na região Nordeste (49%), enquanto a maior reprovação está na região Sudeste (39%), aponta o Datafolha. Avaliação geral: 35% avaliam Lula como ótimo ou bom, enquanto 33% consideram ruim ou péssimo. Fonte: Datafolha • Pesquisa realizada presencialmente, com 2.040 pessoas de 16 anos ou mais em 146 municípios pelo Brasil entre os dias 29 e 31.jul; margem de erro é de 2 p.p., para mais ou para menos. (...) (g1)

8-FGTS vai distribuir R$ 15,1 bilhões do lucro de 2023 aos trabalhadores. Caixa fará crédito nas contas do Fundo ainda este mês, de forma proporcional ao saldo existente em 31 de dezembro do ano passado. Por Geralda Doca. O saldo deve ser corrigido conforme a inflação medida pelo IPCA. (...) (O Globo)

10-UMA DAS GRANDES DO AGRONEGÓCIO. Há dez anos no Brasil, chinesa Cofco vira uma das grandes do agro. Gigante de comércio está 'em pé de igualdade' com Cargill e Bunge, afirma o vice-presidente, Yunchao Wang. Por Nelson de Sá. Com investimento de R$ 1,6 bilhão, segundo ele, será o principal do porto de Santos e vai exportar 14 milhões de toneladas por ano, de soja a algodão e café. (...) (Folha de S. Paulo)

12-SELIC. FOCUS: estimativa do mercado para a Selic no fim de 2025 sobe a 9,75%. Por Estadão Conteúdo. O mercado também manteve o consenso de que os juros encerrarão 2026 e 2027 em 9%. (...) (UOL)

13-ATAS ELEITORAIS ENTREGUES NA VENEZUELA. Autoridade eleitoral entrega atas presidenciais à Corte Suprema. O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela entregou as atas das eleições presidenciais à Corte Suprema segunda-feira (5), segundo informações divulgadas pela agência de notícias AFP. Tanto o CNE quanto o TSJ são acusados pela oposição de servir ao chavismo no poder. Maduro foi eleito com cerca de 51% dos votos, segundo o CNE (Conselho Nacional Eleitoral). A oposição contestou imediatamente o resultado, denunciou irregularidades na contagem dos votos e disse que o seu candidato, o diplomata Edmundo González Urrutia, havia sido eleito o novo presidente da Venezuela. (...) (UOL) Ataque hacker às urnas venezuelanas tem cheiro de fake news (notícias falsas). Por Álvaro Machado Dias. (...) (Folha de S. Paulo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com