Por:

Um verdadeiro legado olímpico II

Estamos acompanhando, desde as últimas semanas, os Jogos Olímpicos de Paris 2024, torcendo e vibrando muito para nossos atletas. Porém, vamos além hoje. É impossível não falar sobre a influência da competição mundial na vida de jovens e crianças por todo o mundo.

A Olimpíadas conseguem inspirar muitos ao redor do mundo, incentivando-os a participar de atividades físicas e esportivas. Acompanhar os atletas olímpicos e suas histórias de superação pode motivar crianças a perseguirem seus sonhos e a desenvolverem habilidades importantes, como disciplina e resiliência.

Não precisamos ir muito longe para comprovarmos esse parágrafo anterior. Este jornalista que vos escreve é prova disso ao se deparar com a pista de skate, localizada na Praça Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes (RJ). Logo pela manhã, muitas crianças praticando a modalidade com professores e seus responsáveis próximos. Vale (muito) destacar que na manhã desta quarta-feira, 7 de julho, um rapaz deficiente visual estava sob um skate com orientação do profissional. Algo magnífico e satisfatório ver tal cena, diante de grandes nomes competindo na França, pela televisão.

Crianças e jovens que assistem aos Jogos podem se interessar por esportes que não conheciam, ampliando seus horizontes e oportunidades. Isso pode levar ao aumento do número de participantes em modalidades diversas, contribuindo para o desenvolvimento de talentos em nível local, nacional e, até mesmo, internacional.

Outro exemplo que muitos puderam ver através das redes sociais: Clara Maria, de apenas quatro anos e filha de Tata Werneck, acompanhou e se empolgou com a nossa Rebeca Andrade durante a final do salto nos Jogos Olímpicos e revelou a sua vontade de fazer ginástica artística. Uma criança de poucos anos de idade já demonstrando interesse por um esporte...

Em épocas em que problemas relacionados à saúde mental só aumentam neste público mais jovem, ver praças e mais praças repletas de 'atletas' é de um valor enorme. Realmente um importantíssimo legado olímpico que merece ser reconhecido e valorizado por todos nós. Que venham nossos futuros representantes!