Por: José Aparecido Miguel (*)

Mutirão do Emprego oferece 21 mil vagas a partir de segunda-feira (12)

1-MINISTRO DA DITADURA. Delfim Netto morre em SP aos 96 anos. Ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento nas décadas de 60, 70 e 80 e professor da Faculdade de Economia da USP estava internado desde o último dia 5 e teve complicações em seu quadro de saúde. Por g1 SP e TV Globo. Professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Delfim Netto foi um dos mais longevos ministros da Fazenda do país, tendo ocupado o cargo entre os anos de 1967 e 1974. Foi sob seu comando que o país viveu o período de forte expansão da economia, conhecido como "milagre econômico". Foi conselheiro de presidentes petistas e de empresários. (...) (g1)

2-GUERRA ABERTA NA FAMÍLIA GAROTINHO. Briga entre irmãos, desabafos públicos e disputa por poder: a guerra aberta na família Garotinho. Wladimir isola o pai em Campos e reconhece o conflito nas redes sociais; Rosinha expõe angústia por crise e recebe apoio de Clarissa. Por Marcelo Remigio. (...) (O Globo)

3-QUEDA DE AVIÃO E PRESSENTIMENTO. Médica que não embarcou no avião que caiu em Vinhedo após pressentimento do pai retoma rotina no Rio: 'Essa situação me comoveu muito'. "Tenho certeza de que toda vez que eu embarcar num avião eu vou pensar em tudo o que aconteceu", disse Juliana Chiumento em entrevista ao Extra. Por Ana Carolina de Souza. "Então, filha, se você conseguir para sábado, vai sábado de manhã. Melhor. Vai mais sossegada, tranquila, de boa, chega de tardezinha lá, né, descansa... Tá? Vê aí, se você conseguir marcar pra sábado, você marca pra sábado", disse seu Altermir Chiumento num áudio pelo WhatsApp para a filha, Juliana Chiumento, que atendeu o pedido do pai e remarcou sua volta para o Rio no sábado. — "Estou até agora digerindo tudo isso — disse Juliana em entrevista ao Extra domingo, durante seu intervalo de plantão na UPA de Copacabana. "Quando eu fiquei sabendo (do acidente), desandei no choro em casa por saber que minha filha não estava nesse avião. A gente sente pelos que se foram, mas do outro lado fico feliz de ter minha filha aqui comigo", contou ele, que resumiu: "Foi pressentimento de pai". (...) (Extra)

4-ESPERMA DOS FILHOS MORTOS. Os israelenses que querem netos a partir do esperma de seus filhos mortos. Por Michael Shuval. BBC Árabe. Em Israel, um número crescente de pais enlutados está pedindo que o esperma de seus filhos mortos — muitos deles soldados — seja extraído e armazenado. A família de Avi faz parte de um grupo crescente que optou por congelar o esperma de seus filhos após os ataques do Hamas em 7 de outubro, nos quais cerca de 1.200 pessoas foram mortas e 251 levadas como reféns para Gaza. (...) (BBC News Brasil)

5-MENOS ORGASMO. Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que homens, lésbicas e bissexuais. Mesmo com idade e experiência, elas ainda têm menos prazer do que homens, sugere um novo estudo. Por Catherine Pearson, em The New York Times. Os pesquisadores estavam especialmente interessados na questão de saber se as taxas de orgasmo variam com a idade. "Nós realmente, como sociedade, priorizamos o prazer masculino e desvalorizamos o prazer sexual feminino", declara a principal autora do estudo e cientista de pesquisa do instituto, Amanda Gesselman. (...) (O Globo)

6-EMPREGO. 21MIL VAGAS DE EMPREGO. Mutirão do Emprego oferece 21 mil vagas a partir de segunda-feira (12). Feirão ocorre no vale do Anhangabaú, região central de SP, e terá presença do ministro Luiz Marinho. Por Cristiane Gercina. O Mutirão do Emprego da UGT (União Geral dos Trabalhadores) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo oferece 21 mil vagas de trabalho a partir desegunda-feira (12). A abertura está prevista para 7h, com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o atendimento aos trabalhadores deve começar por volta das 8h, quando a entrada ao prédio será liberada. Dentre as vagas oferecidas há oportunidades para atendente, ajudanta de cozinha, auxiliar de logística, copeiro, chefe de cozinha, balconista, vigilante, operador de caixa, supervisor de loja, zelador e recepcionista, entre outras. A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo da Prefeitura de São Paulo oferecerá 1.200 vagas no evento, 200 delas destinadas à inclusão social. Além de empresas do setor de comércio e serviços, indústrias também estão oferecendo vagas. As oportunidades são destinadas a trabalhadores de todas as idades, incluindo jovem aprendiz entre 14 e 24 anos, pessoas acima de 60 anos, pessoas com deficiência, imigrantes e refugiados, população LGBTQIA e estudantes em busca de estágio. O trabalhador interessado em uma das 21 mil vagas deve ir até o local, levando documentos pessoais e a carteira de trabalho. Quem tiver currículo, pode levar. Serão distribuídas senhas de atendimento. Se não conseguir fazer a ficha no dia, poderá voltar até sexta-feira. Em vídeo divulgado nas redes da UGT, o presidente da central sindical, Ricardo Patah, diz que o mutirão será de inclusão e solidariedade. O mutirão de 2023 realizou um total de 64,3 mil atendimentos, 8% a mais do que em 2022, quando foram atendidas 59,3 mil pessoas. (...) Pedidos de demissão batem recorde com brasileiro em busca de respeito e reconhecimento. Mais respeito e menos estresse: nem só dinheiro leva a recorde nos pedidos de demissão. (...) (Folha de S. Paulo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]