Por:

Ao mestre, com carinho

"Ao mestre, com carinho". A frase é bem subliminar, dependendo de quem venha a ser o mestre. No último domingo (11), o mestre venha a ser aquele que te educa sempre: o pai.

Quantas músicas foram compostas para homenagear os patriarcas das famílias? A mais famosa, para muitos, é "Pai", de Fábio Jr. Mas existem outras, como "Meu querido, meu velho, meu amigo", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. De qualquer forma, todas foram feitas para prestar carinho para aquele que muitos consideram ser seu herói — não por menos, há uma novela com este título "Pai herói", da década de 1970.

O Brasil, de um modo geral, sempre se voltou para os desejos e lados patriarcais. Desde a colonização, passando pelo império e início da república, a figura paterna fora o símbolo da ordem nas famílias. O pai era quem decidia tudo e a mulher concordava, pois enquanto o marido trabalhava, a mãe ficava em casa, cuidando dos filhos.

Hoje, os tempos são outros, os papéis até podem se inverter, mas a figura do pai e marido continua sendo forte na vida do filho e da filha. O homem ainda segue um instinto de proteção e de força, onde pode contar tudo, que saberá dizer qual o melhor caminho a se tomar. Mesmo assim, a figura do pai ou do progenitor ainda é importante no crescimento de uma criança.

Quantos filhos também ficam lembrando dos pais nesta data, por não ter seu fiel escudeiro perto de ti para brincar, rir e se divertir? Pai não é apenas sangue do sangue, e sim aquele que cria e ajudar a viver à vida, para superar os grandes desafios.

E aos homens que um dia serão pais, que fazem o espelho dos seus, para melhorar e não seguir os mesmos passos, pois nada na vida deve ser igual. Tudo precisa melhorar e ser aprimorado. Respeitar os erros, mas não praticá-los. E ver nos acertos as forças para se reerguer e seguir o caminho da prosperidade.

"Ao meu velho e indivisível avohai, avô e pai". Como não esquecer esta, de Zé Ramalho, juntar avô e pai na mesma figura, na hora de criar e cuidar do filho ou da filha. Assim é a figura paterna em nossas vidas.