Por: José Aparecido Miguel (*)

Cartilha do PT. Valorizar a família e a fé, mas sem citações exageradas a Deus

1-VALORIZAR A FAMÍLIA E A FÉ, MAS sem citações exageradas a Deus: o que diz a cartilha do PT sobre diálogo com evangélicos. Partido enfrenta nos últimos anos dificuldades para se conectar com esse segmento e governo Lula também não obteve até agora sucesso em iniciativas voltadas para esse público. Por Sérgio Roxo. A Fundação Perseu Abramo, braço teórico do PT (Partido dos Trabalhadores), elaborou uma cartilha para orientar o diálogo de candidatos do partido com evangélicos na eleição municipal deste ano. O material de nove páginas, com citações de várias passagens bíblicas, destaca que não deve haver exagero em falar o nome de Deus. O texto diz que os membros das igrejas evangélicas "participaram de vários momentos marcantes do país, inclusive da fundação do Partido dos Trabalhadores, que atualmente possui um núcleo evangélico atuante na maioria dos estados do país." (...) (O Globo)

2-POR MEIOS NÃO OFICIAIS. Gabinete de Alexandre de Moraes no STF pediu relatórios ao TSE por meios não oficiais, diz jornal. O gabinete do ministro afirma que os procedimentos foram oficiais, regulares e documentados nos inquéritos e investigações com a participação integral da PGR. Por Jornal Nacional. (...) (g1) Moraes usou TSE fora do rito, afirma jornal; ministro nega. (...) (Valor Econômico) Senadores elaboram pedido de impeachment de Moraes. Por Caio Junqueira. Um grupo de senadores alinhados ao bolsonarismo começou, na noite de terça-feira (13), a coletar assinaturas para protocolar um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. (...) (CNN Brasil)

3-SHEIN-SUBSTÂNCIAS TÓXICAS. Coreia do Sul afirma ter encontrado substâncias tóxicas em produtos da Shein. De acordo com as autoridades do país, alguns produtos apresentaram excesso de um possível cancerígeno humano que pode causar intoxicação hepática. Por AFP. Na inspeção mais recente, 144 produtos da Shein, AliExpress e Temu foram analisados, e vários produtos de todas as empresas não cumpriram as normas legais. Descobriu-se (por exemplo) que os sapatos da Shein continham níveis significativamente altos de ftalatos — produtos químicos utilizados para tornar os plásticos mais flexíveis — com um par de sapatos ultrapassando o limite legal em 229 vezes. (...) (O Globo)

4-LATAM PODE SER RESPONSABILIZADA por acidente da Voepass, dizem advogados. Por Mariana Desidério. A companhia aérea Latam pode ser processada por familiares das vítimas do voo da Voepass, segundo especialistas ouvidos pelo UOL. O avião caiu em Vinhedo na última sexta-feira (9) e 62 pessoas morreram. A Latam tem um acordo de codeshare com a Voepass. Pelo acordo, passageiros podem comprar viagens pela Latam e viajar em voos operados pela Voepass. Com o acordo, a Latam afirma que consegue "alcançar destinos nos locais mais remotos do país". O acordo faz com que a Latam seja corresponsável pelo serviço prestado, dizem especialistas ouvidos pelo UOL. Com isso, familiares das vítimas que compraram suas passagens pela Latam podem acionar a empresa na Justiça. Os familiares podem optar por buscar a responsabilização de uma das empresas ou de ambas. (UOL) Codeshare é um acordo no qual duas ou mais companhias aéreas compartilham o mesmo voo. (...) Wikipédia)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]