Por: José Aparecido Miguel (*)

PCC lavou dinheiro com agentes de jogadores de grandes clubes, aponta investigação do MP

1-SUSPEITAS NO USO DE EMENDAS. STF tem 13 investigações sobre suspeitas no uso de emendas em meio a crise sobre tema. Por José Marques. A PGR (Procuradoria-Geral da República) protocolou, em procedimentos sigilosos, 13 investigações preliminares no STF (Supremo Tribunal Federal) que tratam de suspeitas relacionadas a irregularidades no uso de emendas parlamentares. Elas começaram a tramitar no Supremo no dia 22 de julho, quando o ministro Flávio Dino já havia marcado uma audiência de conciliação para discutir a necessidade de regras de transparência e rastreamento de emendas. A depender do entendimento do próprio Ministério Público Federal e do eventual aval dos ministros, essas apurações podem se transformar em inquéritos criminais sobre os episódios investigados. (...) (Folha de S. Paulo)

2-ABUSOU? Alexandre de Moraes abusou de seus poderes no TSE? Por Mariana Schreiber. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está no centro dos questionamentos a decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra políticos e aliados bolsonaristas, alvo de inquéritos que tramitam em seu gabinete. O TSE, que tem como função principal realizar eleições a cada dois anos e garantir que elas ocorram de forma íntegra, produziu, a pedido de Moraes, relatórios sobre suspeitos de propagar desinformação sobre o processo eleitoral e de ter realizado ataques a autoridades. Isso foi alvo de críticas alegando que não teriam sido obervadas as etapas processuais normalmente esperadas neste caso. Depois, os relatórios foram usados por Moraes em decisões tomadas no STF, como bloqueio de contas em redes sociais, suspensão de passaporte e congelamento de contas bancárias. Segundo mensagens privadas trocadas entre assessores de Moraes no STF e no TSE, o ministro teria orientado o teor dos relatórios, já mirando determinados alvos e visando determinadas punições. (...) (BBC News Brasil)

3-PCC E AGENTES DE JOGADORES. PCC FUTEBOL CLUBE. PCC lavou dinheiro com agentes de jogadores de grandes clubes, aponta investigação do MP. Duas empresas que negociam atletas no futebol brasileiro e do exterior são alvo de delação premiada de empresário (Antonio Vinícius Lopes Gritzbach, de 38 anos); uma delas diz não ter conhecimento das acusações, a outra não foi localizada. Por Marcelo Godoy e Ricardo Magatti. (...) (O Estado de S. Paulo)

4-'ECOSSISTEMA CRIMINOSO' DO PCC. MP denuncia mais 11 por 'ecossistema criminoso' no centro de São Paulo. Do Estadão Conteúdo. O Ministério Público de São Paulo denunciou mais 11 pessoas por suspeita de envolvimento com as operações do Primeiro Comando da Capital (PCC) na Favela do Moinho, que segundo os promotores se tornou o QG de todo o "ecossistema criminoso" da facção no centro da cidade. A denúncia atribui ao grupo os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, organização criminosa e violação de comunicação. Era na favela, próxima da linha férrea que corta a cidade da Barra Funda até a Luz e o Brás, que a facção mantinha estoques de drogas. Uma casa-bomba foi desmontada na Operação Salus et Dignitas (Segurança e Dignidade). Nela, os policiais encontraram cocaína, maconha, ecstasy, K9 e lança perfume. O PCC também teria montado na comunidade uma espécie de "centro de comando" do domínio exercido na região central, incluindo a Cracolândia. O principal denunciado é Leonardo Monteiro Moja, conhecido como Leo do Moinho, acusado de ser o chefe do tráfico de drogas nos hotéis do centro de São Paulo e "dono" da Favela do Moinho. (...) (UOL)

5-BLOQUEIO DE CONTAS DE ELON MUSK. Após X anunciar fim das operações no Brasil, credores pedem bloqueio de contas de Elon Musk. O pedido foi apresentado à 9ª Vara Cível de São Paulo para bloquear as contas da empresa para garantir as obrigações que o Twitter ainda possui no Brasil. O anúncio de que a plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, encerraria suas operações no Brasil pegou credores de surpresa, levando-os a buscar medidas judiciais contra Elon Musk para garantir o pagamento de dívidas pendentes. A informação é do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles. A decisão da rede social, anunciada sábado (17) pela conta oficial de Assuntos Governamentais Globais da empresa, foi atribuída a pressões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que multou a plataforma por descumprimento de ordens judiciais. O advogado João de Senzi, que representa influenciadores digitais no Brasil, já apresentou um pedido à 9ª Vara Cível de São Paulo para bloquear as contas da empresa, visando garantir o pagamento de uma condenação sofrida pela X. (...) (Brasil247)

6-SUCESSOR NO BANCO CENTRAL. 'Espero que meu sucessor não seja julgado pela camisa que usou ao votar', diz presidente do BC. Por Míriam Leitão. Roberto Campos Neto diz que, na disparada do dólar, 'chegamos perto de uma intervenção no câmbio'. Em entrevista à colunista Míriam Leitão, presidente do BC revela que uma intervenção no câmbio foi cogitada, mas rejeitada pela diretoria para con alta do dólar. Para ele, cenário internacional melhorou. (...) (O Globo)

7-DESPESA COM SEGURO DESEMPREGO. Apesar da queda no índice de desemprego, gastos com seguro-desemprego não param de crescer. Despesa com seguro-desemprego deve subir 33% em 4 anos, com política de aumento do salário mínimo. Gastos devem crescer de R$ 53 bilhões neste ano para R$ 70 bilhões em 2028; expectativa é de que gasto com abono salarial avance 38%. (...) (O Estado de S. Paulo)

8-PARQUES AQUÁTICOS. Brasil tem dois dos 10 parques aquáticos mais visitados do mundo. O Brasil possui dois dos 10 parques aquáticos mais visitados do mundo: o Thermas dos Laranjais, de Olímpia (SP), e o Hot Park Rio Quente, Rio Quente (GO), ambos com mais de 1,5 milhão de frequentadores em um período de doze meses. A conclusão é do relatório anual Theme Index divulgado na quinta (15), que se baseou em dados de visitação de parques durante o último ano de 2023. O levantamento é organizado pela TEA (Themed Entertainment Association), em conjunto com a consultoria multinacional AECOM. (...) (Nossa/UOL)

9-PEDIDO DE PAZ NA VENEZUELA. Opositor pede que Maduro comece transição de governo em paz e diz estar disposto ao diálogo político. Edmundo González, que não tem aparecido em público, divulgou vídeo no X segunda-feira (19); oposição afirma ter vencido eleição na Venezuela, e governo alega golpe de Estado. O candidato opositor da Venezuela, Edmundo González Urrutia, pediu segunda-feira (19) ao presidente Nicolás Maduro para se afastar e dar início a uma transição em paz. O país vive uma crise pós-eleitoral com a vitória do atual presidente sendo contestada pela oposição. "Senhor Nicolás Maduro, você é responsável por tanta pobreza e dor. Você e seu governo devem se afastar e dar um passo já para uma transição em paz", disse González em um vídeo divulgado na rede social X. Maduro foi proclamado reeleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) com 52% dos votos para um terceiro mandato de seis anos, ou seja, até 2031. A oposição, liderada por María Corina Machado, desconsidera os resultados oficiais alegando fraude e reivindica a vitória de González, garantindo ter cópias de mais de 80% das atas eleitorais que demonstram que ele foi o vencedor. (...) (g1)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]