Por:

Tempo curto e análise minuciosa

Há poucas semanas do processo eleitoral, a ser realizado no dia 6 de outubro, é válido ressaltar o tempo reduzido de campanha, e o quanto o eleitor precisa, desde agora, estar atento a cada movimentação dos candidatos aos cargos de prefeito e vereador.

Nessa altura, ainda é comum observarmos em diversas cidades pelo Brasil, candidatos ao poder Legislativo se achando o "executor" das principais soluções de problemas, como pavimentar ruas e avenidas, construir hospitais e postos de saúde, entre outras demandas que precisam e devem ser equacionadas pelo poder Executivo (prefeito). Alguns por desconhecimento das atribuições básicas de um legislador, outros de maneira intencional para tentar ludibriar os eleitores e vencer a eleição. No entanto, seja pelo o que for, os eleitores precisam estar atentos ao pleito.

Um olhar minucioso é fundamental para o desenvolvimento sadio do processo democrático. Da mesma forma, os candidatos a prefeito e vice-prefeito precisam assumir compromissso exequíveis, somente o que é possível de ser realizado; sem alardes ou promessas mirabolantes. Mas, é importante destacar e apostar na inteligência da população, que pode e precisa ser capaz de discernir o possível daquilo que é absurdo. E o mais importante: discernir o que é verdade e o que é mentira.

Mas nada disso será importante se os eleitores não se convencerem de suas responsabilidades com o futuro das cidades, para além das eleições. É preciso um acompanhamento permanente das ações dos poderes Executivo e Legislativo durante os quatro anos de mandato. Cobrar as melhorias para a comunidade; fiscalizar as contas públicas e as ações dos representantes políticos, se faz absolutamente necessário. Vencer o pensamento de que a política é feita apenas de quatro em quatro anos, torna-se uma sinalização positiva no que tange ao amadurecimento social e político da população.

O tempo é curto, é não se pode perder tempo, muito menos se deixar levar por frases feitas, que são verdadeiras falácias.

A escolha sempre estará em nossas mãos.