Novas regras do INSS: mudanças na aposentadoria. Salário mínimo subiu

Por José Aparecido Miguel (*)

1-DECLARAÇÃO DE LULA SOBRE VENEZUELA É PIOR que nota do PT. O colunista do UOL Ricardo Kotscho afirmou no UOL News que a declaração do presidente Lula (PT) de que não houve "nada de grave" ou "de assustador" nas eleições da Venezuela é pior do que a nota divulgada por seu partido, o PT. "Essa declaração do Lula, que me desculpe o amigo, mas é pior que a nota do PT. Ele passa o pano como se a Venezuela vivesse em plena democracia. "A Justiça de lá está totalmente controlada pelo Maduro". (Ricardo Kotscho, comentarista do UOL News) (...) (UOL)

2-PRÓ-PALESTINA É AGREDIDA. Militante pró-palestina é agredida e tem braço quebrado em SP. Ativistas repudiavam a pretensão da empresa Caterpillar Brasil em fornecer equipamentos para demolição de casas palestinas na Cisjordânia. A ativista brasileira pró-palestina Daniela Rodrigues da Silva sofreu uma grave agressão e teve o braço quebrado ao passar em frente ao Clube Hebraica de carro, em São Paulo, segundo informações publicadas no Monitor do Oriente. (...) (Brasil247)

3-'PENSEI EM ABRIR MÃO DA OLIMPÍADA', diz Lorrane, bronze após morte da irmã. Por Demétrio Vecchioli. A preparação para os Jogos Olímpicos não foi como Lorrane Oliveira sonhou. Nem a conquista da medalha de bronze. A morte repentina da irmã, Ana Luiza, de 21 anos, foi um enorme baque, que a afastou do ginásio em diversas oportunidades. A morte aconteceu quando Lorrane disputava uma competição por equipes, chave para a preparação para Paris, na Itália. Ela voltou para o Rio, e depois disso foi difícil voltar à ginástica. "Às vezes eu não fazia nada e só precisava de um abraço e elas estavam ali, toda minha equipe multidisciplinar, principalmente a psicóloga Aline (Wolff), meu psiquiatra Helio. Eles foram essenciais nessa fase. Se não fosse por eles, não estaria aqui, minha família, todos os amigos...", agradeceu. De acordo com Lorrane, a equipe foi fundamental no seu retorno. Atleta do Flamengo, ela costuma treinar no CT do COB com Flávia, Rebeca e Jade. Lorrane não conseguiu fazer a preparação adequada para os Jogos Olímpicos. Natural que não tenha feito seu melhor no aparelho onde mais ajuda o Brasil, as paralelas. Ainda assim, o necessário para ajudar na conquista do bronze. (...) (UOL)

4-SALÁRIO MÍNIMO SUBIU PARA R$ 1.989. Sem dúvida alguma, 2024 trouxe diversas novidades e uma grande quantidade de boas notícias para os brasileiros. E, falando em boas notícias, vamos trazer mais uma incrível, uma vez que um novo salário mínimo foi confirmado para uma lista de trabalhadores. Com o valor de R$ 1.989 sendo pago à lista de CLTs já em agosto, essa notícia chega antes mesmo da canetada de Tebet. Bom, no Brasil, existe o salário mínimo, que estabelece um valor mínimo que um trabalhador deve receber ao exercer uma função. No entanto, existem listas de cargos que têm seu próprio valor e estados que fixam o seu próprio piso, o chamado salário mínimo regional. Cada Unidade da Federação pode alterar, desde que não seja menor que o mínimo nacional. (...) (BMCNews)

5-NOVAS REGRAS DO INSS: mudanças na aposentadoria. Por Patrick. O ano de 2024 trouxe transformações significativas para os brasileiros que planejam se aposentar. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revisou algumas de suas regulamentações, tornando o processo mais flexível em relação aos anos anteriores. Essa revisão busca adaptar-se às mudanças demográficas e garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário. Uma das regras que mais chamou a atenção foi a flexibilização da idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição. Com essa mudança, muitos trabalhadores poderão se aposentar mais cedo, sem a necessidade de atingir a idade anteriormente estipulada. Isso promete trazer um alívio significativo para aqueles que desejam descansar após anos de contribuição. As principais mudanças nas regras de aposentadoria por tempo de contribuição em 2024 são: Aumento da idade mínima: a idade mínima para mulheres aumentou de 58 anos para 58 anos e 6 meses. A idade mínima para homens aumentou de 63 anos para 63 anos e 6 meses. Aumento dos pontos na regra de transição por pontos: para mulheres, o somatório da idade e do tempo de contribuição passou de 90 para 91 pontos. Para homens, o somatório passou de 100 para 101 pontos. Regra 86/96 em vigor: permite a aposentadoria sem idade mínima para mulheres com 30 anos de contribuição e homens com 35 anos de contribuição, desde que a soma da idade com o tempo de contribuição atinja 86 pontos (mulheres) ou 96 pontos (homens). Fórmula de cálculo do benefício: A fórmula de cálculo do benefício foi alterada, levando em consideração 100% das contribuições realizadas após julho de 1994. Pedágio de 50% e 100%: para quem estava próximo de se aposentar antes da reforma da Previdência, existem regras de transição com pedágio de 50% ou 100% sobre o tempo que faltava para atingir os requisitos antes da reforma. Essas mudanças afetam principalmente quem já estava contribuindo antes da reforma da Previdência (13/11/2019). Para quem começou a contribuir após a reforma, valem as novas regras gerais, com idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, e tempo mínimo de contribuição de 15 anos (mulheres) ou 20 anos (homens). Como consultar suas contribuições e entender as mudanças no INSS? Com as novas regulamentações em vigor, é essencial entender como essas impactam diretamente na sua futura aposentadoria. O INSS oferece várias ferramentas para auxiliar os contribuintes, desde serviços online até atendimentos presenciais. (...) (Monitor do Mercado)

6-OEA (ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS) não reconhece vitória de Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, de esquerda). Em documento divulgado terça-feira, 30, a organização diz haver indícios de distorção de resultado das eleições na Venezuela. (...) (Poder360) Sobe para 11 o número de civis mortos em protestos na Venezuela contra a reeleição de Maduro. AFP. (...) (Correio do Povo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com