Um tapa contra a rivalidade feminina
Na mídia, principalmente através de redes sociais, a rivalidade feminina é frequentemente explorada como um entretenimento, perpetuando a ideia de que as mulheres são naturalmente competitivas entre si. Páginas e mais páginas de fofocas, principalmente, muitas vezes retratam as mulheres em conflitos entre si, reforçando estereótipos negativos. Comparações surgem a todo o momento, para que, de alguma forma, uma determinada pessoa seja superior a outra.
Mesmo havendo um movimento crescente que busca desconstruir a ideia de rivalidade feminina e promover a sororidade, ou seja, a união e solidariedade entre mulheres, o que mais vemos, dia após dia, são desinformações a fim, somente, de ganhar grande repercussão. Ou seja, o famoso termo 'clickbait'. Grandes nomes neste meio, que se dizem de fato 'jornalistas', acabam esquecendo do valor e da verdadeira intenção dessa profissão tão importante para a sociedade. Buscam somente engajamento e popularidade, e não a veracidade de tal informação que está sendo divulgada.
Temos um exemplo atual e que nesta segunda-feira, 5 de agosto, vimos, com os nossos próprios olhos, tal iniciativa ser derrubada. O que mais se fala pelas redes sociais é sobre a suposta rivalidade das ginastas Simone Biles e Rebeca Andrade. Páginas e perfis na internet alimentaram isso por esses dias em que as nossas atletas estão na França e competiram entre si. Porém, com a imagem da mesma Biles, com sua parceira americana, reverenciando a nossa brasileira no alto do pódio, toda essa intenção de formar um 'duelo' não saudável foi desmascarada.
Que bom que, ao mesmo tempo em que alguns perfis alimentavam tal situação, muitos outros defendiam e criticavam. É disso que precisamos, de mais defensores para que esse mal seja findado.
Que esta imagem do pódio da final do solo da Ginástica Artística, nas Olimpíadas de Paris 2024, sirva de exemplo para tantos outros casos. Quando as mulheres se unem, elas não apenas fortalecem umas às outras, mas também contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.