'Morte de Silvio Santos significa mais do que o fim de uma era - e não apenas para o SBT' (Silvio Brincando de Televisão)

Por José Aparecido Miguel (*)

1-BOLSONARO X MARÇAL. À CNN, Bolsonaro critica postura de Pablo Marçal, o chama de "mentiroso" e diz que apoia Ricardo Nunes. Ex-presidente mudou o tom em relação ao candidato do PRTB. Por Leandro Magalhães. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou um vídeo que circula nas redes sociais sobre uma declaração do candidato Pablo Marçal (PRTB), negando que tenha buscado apoio do ex-presidente. À CNN, Jair Bolsonaro desmentiu o candidato e afirmou que Pablo Marçal havia conversado com ele por cerca de uma hora. (...) (CNN Brasil)

2-PERSEGUIÇÃO JUDICIAL. Fechados com Moraes: como o Brasil virou refém da elite jurídica. Por Leonardo Desideri. A reação foi rápida e categórica: menos de 24 horas depois da reportagem da Folha de S.Paulo que denunciou o esquema do gabinete paralelo criado pelo ministro Alexandre de Moraes na estrutura do Judiciário brasileiro, colegas seus do Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República e o advogado-geral da União já haviam manifestado solidariedade sem ressalvas ao ministro. (...) (Gazeta do Povo) Por que Elon Musk fechou o X no Brasil? BBC News - Todos os cerca de 40 funcionários do X (ex-Twitter) no Brasil foram surpreendidos na manhã de sábado com uma reunião online de emergência. O convite foi enviado na madrugada e quem viu a tempo e entrou na reunião pela manhã, acabou demitido. Assim o escritório da rede social no Brasil, que já não tinha uma sede oficial há cerca de dois anos, encerrou suas atividades. Em seu perfil no X, Elon Musk, o dono da rede social, se manifestou horas depois, atribuindo o fechamento do escritório brasileiro a "exigências de censura" do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. (...) (Correio Brasiliense)

3-SILVIO SANTOS. FIM DE UMA ERA. 'Morte de Silvio Santos significa mais do que o fim de uma era - e não apenas para o SBT'. Ricardo Feltrin: 'Há um antes e um depois na história da mídia brasileira. Partida de Silvio marca início de uma nova fase na comunicação'. (...) Morte de Silvio Santos motiva cobertura histórica na Globo, em clima de tributo e respeito. Por André Carlos Zorzi. (...) (O Estado de S. Paulo) Bajulador - Silvio Santos bajulou todos os presidentes no SBT, de Lula a Bolsonaro. 'Minha concessão de TV pertence ao governo, e eu jamais me colocaria contra o meu patrão', disse o apresentador. Por Mauricio Stycer. Por 16 anos, de 1981 a 1997, exibiu aos domingos o quadro "A Semana do Presidente", divulgando a agenda de diversos mandatários, de João Figueiredo a Fernando Henrique Cardoso. Como a Folha mostrou em março de 2024, o Grupo Globo, líder de audiência há décadas no Brasil, chegou a receber menos verba do que a Record e o SBT nos primeiros anos de Bolsonaro na Presidência. (...) (UOL) Por que SBT virou sinônimo de 'Silvio Brincando de Televisão'. Para o bem e para o mal, nunca houve um dono de TV como o apresentador, conhecido por decisões alopradas e repentinas. Por Marco Rodrigo Almeida. Canal de televisão foi transferido para as filhas Daniela e Renata, com aval de decretos de Michel Temer, em 2017. (...) (Folha de S. Paulo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com