Por que Brasil é líder em plásticas na vulva

Por José Aparecido Miguel (*)

1-MENTIRAS DE ALEXANDRE. 3 mentiras de Alexandre de Moraes demolidas pela Vaza Toga. Por Deltan Dallagnol. Matéria publicada pela Folha de S. Paulo quarta-feira (21) desmontou de uma vez ao menos três mentiras sustentadas pelo ministro e seus aliados no Supremo. A primeira mentira: na sessão plenária do STF, em 14 de agosto, Moraes afirmou que todos os alvos dos relatórios do órgão de combate à desinformação já eram investigados nos inquéritos das fake news (notícias falsas) e das milícias digitais. Homero Marchese, no entanto, nunca foi investigado em nenhum desses inquéritos — uma clara inverdade do ministro. A segunda mentira de Moraes: ele afirmou que todos os recursos apresentados pelos alvos, chamados de agravos regimentais, foram analisados e levados ao plenário do STF, com acompanhamento da PGR. Na verdade, Moraes bloqueou as contas de Homero antes mesmo da PGR ter acesso aos autos, o que ocorreu três dias depois. A terceira mentira do ministro foi dizer que todas as suas decisões impugnadas "foram mantidas pelo plenário do Supremo Tribunal Federal", o que é falso, já que nem ele mesmo examinou os recursos. (...) (A Gazeta do Povo)

2-IMAGEM OMITIDA PELA POLÍCIA FEDERAL. A defesa de Roberto Mantovani, denunciado sob acusação de hostilizar o ministro Alexandre de Moraes e familiares no aeroporto de Roma, afirma que trecho das imagens captadas pelo sistema de vídeo do terminal suprimido no material anexado ao inquérito mostra o empresário sendo agredido inicialmente pelo advogado Alexandre Barci, filho do magistrado, com um "tapa na nuca". No mês de julho, Mantovani foi denunciado pela PGR (Procuradoria-geral da República) sob acusação de crimes de calúnia, injúria e injúria real (ocorre quando, para ofender ou desrespeitar alguém, o ofensor recorre a violência). Foram também denunciados a esposa do empresário, Andreia Munarão, e o genro dele, Alex Zanatta Bignotto, ambos em relação aos crimes de calúnia e injúria. A defesa afirmou que, após reiterados pedidos, foi autorizada a visualizar o material nas dependências do tribunal. "Ressalte-se que tal situação, do ponto de vista técnico-pericial, é totalmente inédita, visto que só se permitiu a visualização dos vídeos sem, contudo, haver a possibilidade de os peritos da defesa obterem uma cópia ou, ao menos, capturas de frames de relevância pericial", disse o advogado Ralph Tórtima Filho. "Como ponto de destaque, é possível afirmar que não fora Roberto [Mantovani] quem 'desferiu tapa no rosto do filho do Ministro Alexandre de Moraes, o Sr. Alexandre Barci de Moraes', e, sim, Alexandre Barci de Moraes quem desfere um tapa na nuca de Roberto, o pegando de surpresa, momento em que ele [Roberto] levanta sua mão em ação de defesa, resvalando sua mão os óculos do agressor." O relator do inquérito é o ministro Dias Toffoli. A confusão no aeroporto de Roma aconteceu em julho do ano passado. (...) (Folha de S. Paulo)

3-'GRUPO CRIMINOSO' NA RECEITA. Juiz valida tese de Flávio Bolsonaro e aponta 'grupo criminoso' na Receita. Decisão se refere a acessos irregulares contra auditores fiscais absolvidos de acusação por enriquecimento ilícito; magistrado (José Arthur Diniz Borges, da 8ª Vara Federal) foi condecorado por Bolsonaro. Por Italo Nogueira. Uma decisão da Justiça Federal no Rio de Janeiro apontou a existência de um "grupo criminoso" para realizar acessos irregulares a dados fiscais composto por servidores da Receita Federal, tese defendida pela defesa do senador Flávio Bolsonaro (PL) no caso da "rachadinha". (...) (Folha de S. Paulo)

4-PRÉVIA DA INFLAÇÃO perde força e sobe 0,19% em agosto, menor taxa deste ano. A prévia da inflação desacelerou e subiu 0,19% em agosto, ante alta de 0,3% registrada em junho, mostram dados divulgados nesta terça-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com a variação ligeiramente abaixo da expectativa de 0,2%, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor - 15) acumula alta de 4,35% nos último 12 meses e se afasta do limite da meta. Prévia da inflação de agosto tem a menor alta deste ano. O avanço de 0,19% do IPCA-15 representa uma perda de força ante a oscilação de 0,3% apurada em julho e é também inferior à variação de 0,21% de abril, menor taxa de 2024 até então. Em agosto do ano passado, o indicador apresentou ganho de 0,26%. Variação é a menor para o mês desde a deflação de 0,73% em 2022. A taxa foi a mais baixa da séria histórica do IPCA-15, apurado desde 2000. (...) (UOL)

5-QUEIMADAS EM 200 MUNICÍPIOS PAULISTAS. Semana teve saltos de 338% em SP e 236% em MT nos registros de incêndios. Em três dias de fogo, 200 municípios de São Paulo registraram queimadas. Onda de incêndios extrapola crise climática, diz o cientista Carlos Nobre. (...) (UOL) Registros de focos de incêndio saltam 338% em SP e 236% em MT na última semana. Dados são do Inpe; fogos no Norte, no Centro-Oeste e no Sudeste contribuiram para névoa de fumaça que se espalhou pelo país. Por Lucas Lacerda. (...) (Folha de S. Paulo)

6-GASES DO EFEITO ESTUFA. Brasil precisa reduzir em 92% emissões de gases de efeito estufa até 2035, em relação aos níveis de 2005, diz Observatório do Clima. Brasil é o sexto maior emissor de gases estufa do planeta. Proposta mais ambiciosa é necessária para tornar a meta compatível com a limitação do aquecimento global a 1,5ºC. Por Roberto Peixoto. (...) (g1)

7-PLÁSTICAS NA VULVA. Por que Brasil é líder em plásticas na vulva. Por Giulia Granchi. A busca por cirurgias para mudar a aparência da vulva está crescendo, e o Brasil tem um papel relevante nisso.. Houve no mundo um aumento de 33% nas cirurgias de labioplastia, procedimento conhecido como ninfoplastia, para reduzir os pequenos lábios vaginais, nos últimos três anos, segundo uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês). A ISAPS mostra que, há dois anos, o Brasil segue como o país líder em cirurgias íntimas. "As mulheres brasileiras estão preocupadas com sua aparência e, culturalmente, são mais inclinadas a buscar cirurgias plásticas," afirma a cirurgiã Renata Magalhães, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). (....) (BBC News Brasil)

8-ZELENSKY QUESTIONA POSIÇÃO BRASILEIRA. 'O que o Brasil faz junto de China, Irã e Coreia do Norte?', questiona Zelensky a Luciano Huck. Por Luciano Huck. A estratégia de Vladimir Putin é clara: a Rússia tenta destruir os serviços de água e energia antes do início do rigoroso inverno europeu. O Brasil se nega a tomar partido abertamente na guerra, alegando neutralidade. O Brasil é uma liderança importante do Sul Global. Que mensagem o senhor (Volodymyr Zelensky) mandaria para Lula e para o meu país? Tive uma reunião com o presidente Lula e vi que ele me entendeu. Porque tivemos um diálogo muito bom, realmente bom. Estou agradecido por isso, mas ele vive as narrativas da União Soviética. É uma pena. Ele pensa na Rússia como se hoje ainda existisse a União Soviética. A China é um país democrático? Não. E o que dizer sobre o Irã? É um país democrático? Não. E o que dizer da Coreia do Norte? Eles não são países democráticos. Então, o que o Brasil, um grande país democrático, faz nessa companhia? Eu não consigo entender esse círculo de países. (...) (O Globo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com