Uma semana agitada em solo carioca

Por

A terceira semana do mês de setembro apresentará às forças de segurança do Rio de Janeiro mais um enorme desafio. Isso porque a Conmebol marcou para o dia 18 dois grandes jogos: Fluminense e Atlético-MG se enfrentam às 19h, no Maracanã, enquanto Botafogo e São Paulo duelam às 21h30 no Estádio Nilton Santos.

Os dois estádios ficam à cerca de 10km um do outro, na Zona Norte carioca e o movimento de chegada e saída dos estádios precisa gerar alerta nas autoridades.

É preciso entender todo o contexto envolvido nesses dois confrontos, não pensando apenas nas torcidas rivais de Botafogo e Fluminense, mas também nas de São Paulo e Atlético-MG, que devem vir em peso para o solo carioca.

É preciso frisar, inclusive, a grande rivalidade envolvendo torcedores organizados de São Paulo e Atlético-MG, ou seja, será importante que as autoridades do Rio de Janeiro mantenham uma boa comunicação também com as forças policiais de Minas Gerais e São Paulo.

Será necessário um trabalho de inteligência em conjunto, unindo prevenção e atuação precisa para que o futebol seja o único protagonista da data.

Já no dia seguinte, dia 19 de setembro, também em partida válida pela Copa Libertadores, o Flamengo receberá o Peñarol, do Uruguai. Vale lembrar que as torcidas dos clubes nutrem uma violenta rivalidade, desde que em 2019, um torcedor rubro-negro idoso foi morto em emboscada dos uruguaios, e o temor por uma retaliação precisa ser levado em conta.

Vale lembrar que neste mesmo dia também estará acontecendo o Rock in Rio, o que, naturalmente, já movimentará a rotina da cidade.