Por: José Aparecido Miguel (*)

Concurso dos Correios (3.400 vagas): Divulgada a distribuição de vagas por região.

1-"AVENTURAS DE DEOLANE NA CADEIA". Deolane Bezerra faz promessa após sair da prisão e cita 'aventuras na cadeia'. Deolane Bezerra dá risada sobre prisão e volta a falar que é inocente. Por Patrícia Marques. "Eu estou aqui com mamis, contando as aventuras da cadeia. Estava presa. Meu Deus do céu", diz ela aos risos. A influenciadora diz que tem "tanta coisa pra contar", e volta a afirmar que é inocente. (TJPE). (...) (Itatiaia)

2-CONCURSO DOS CORREIOS: Divulgada a distribuição de vagas por região. Por Jamille Novaes. Revisado por Gabriela Pitão. O novo concurso dos Correios vai preencher 3.400 vagas em diversas localidades. A seleção vai oferecer 3.468 vagas de emprego ao todo, sendo 3.099 de nível médio e outras 369 de nível superior. O colunista do FDR, Ariel França, apresenta outro concurso que pode ser lançado ainda neste ano. Informações já divulgadas sobre o Concurso dos Correios. Já se sabe o número total de vagas, também foi informado que 20% delas serão destinadas aos candidatos negros e outros 10% aos candidatos com deficiência. As oportunidades estarão divididas entre os cargos de: Agente dos Correios, que exige nível médio e tem remuneração de R$ 2.429,26; e analista, nível superior e remuneração de R$ 6.872,48. No caso das oportunidades de nível superior os candidatos precisarão conferir a especialidade exigida no edital. Outra informação também já divulgadas é a banca organizadora, foi escolhido o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Com a banca escolhida cresceu a expectativa de que o edital seja publicado em poucas semanas. (...) (FDR)

[3-TARIFA ZERO. Por que cidades com tarifa zero triplicaram e proposta avança entre candidatos da direita. Por Thais Carrança. "Uma bandeira, às vezes, coloca uma utopia, mas que indica um problema que é o peso do transporte no bolso do trabalhador." "Utopia" foi o termo usado pelo então prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) — hoje ministro da Fazenda —, para classificar a tarifa zero, política de gratuidade no transporte coletivo. A declaração foi feita em entrevista à Folha de S.Paulo, em junho de 2013, em meio à onda de protestos deflagrada pelo Movimento Passe Livre (MPL) contra o aumento da passagem de ônibus naquele ano. Pouco mais de dez anos depois, 675 programas de governo de candidatos às Prefeituras nas eleições de 2024 citam os termos "tarifa zero" ou "passe livre", segundo levantamento do projeto Vota Aí, uma parceria entre o Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas (Cesop/Unicamp) e o Laboratório de Estudos Eleitorais, de Comunicação Política e Opinião Pública da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Doxa/Uerj). O número praticamente dobrou em relação a 2016, quando 384 candidatos citavam a gratuidade no transporte entre suas propostas. Em 2020, foram 434 menções. A presença crescente da tarifa zero na pauta das eleições municipais acompanha o avanço dessa política nos municípios. Até setembro de 2024, 136 cidades brasileiras já adotavam a tarifa zero, segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Em 116 delas, a gratuidade no transporte abrange todo o sistema, todos os dias da semana. Nas outras 20, há tarifa zero em dias específicos, ou para beneficiários, linhas e bairros determinados. (...) (BBC News Brasil)

4-VIOLÊNCIA ELEITORAL. Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cobra ação contra violência eleitoral após soco em debate de SP. Por Luana Patriolino, Camila Curado e Fabio Grecchi. Agressão de sócio e cinegrafista do influenciador no marqueteiro de Ricardo Nunes é o ápice de uma campanha apelativa e de baixo nível. Ataque acende a luz vermelha para a Justiça e entre os políticos. A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de dizer que o ataque físico é uma demonstração de "ensurdecedor retrocesso civilizatório", cobrou da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF) e dos tribunais regionais eleitorais (TREs) que priorizem casos de violência "que se vêm repetindo no processo eleitoral em curso e que afrontam até mesmo a nobilíssima atividade da política". (...) (Correio Braziliense) Aconteceu de novo. Poucos dias depois da cadeirada de José Luiz Datena (PSDB) em Pablo Marçal (PRTB), mais um debate para a Prefeitura de São Paulo registrou uma agressão. Por Natuza Neri. Desta vez, imediatamente após a expulsão de Marçal por descumprir as regras, um de seus assessores acertou um soco no rosto do marqueteiro da campanha de Ricardo Nunes (MDB) - o golpe quebrou os óculos dele, que teve que tomar 6 pontos. O circo de horrores foi registrado e rapidamente levado às redes sociais, onde virou matéria-prima para conteúdo de campanha. (...) (g1) Nunes tenta superar tumultos de Marçal, e Boulos surfa com briga de rivais em São Paulo. Psolista liga conduta de adversários a bolsonarismo, e campanha do emedebista diz que ele iguala agredido a agressor. Por Carolina Linhares e Joelmir Tavares. (...) (Folha de S. Paulo)

5-MAIOR CONTRABANDISTA DE PESSOAS NO MUNDO. STF vai decidir futuro do 'maior contrabandista de pessoas do mundo' preso em São Paulo. Por José Maria Tomazela. Saifullah Al Mamun, de Bangladesh, foi capturado no Brás sob acusação de integrar rede de coiotes, mas pode ser extraditado para os EUA; defesa nega as acusações e pede progressão de pena. (...) (O Estado de S. Paulo)

6-AMEAÇAS A TRUMP. A inteligência dos Estados Unidos alertou o candidato republicano Donald Trump sobre ameaças "reais e concretas" de assassinato vindas do Irã, informou sua equipe de campanha em um comunicado terça-feira (24). Alerta partiu do Escritório do Diretor de Inteligência Nacional. (Comunicado divulgado pela campanha de Trump) As informações são da CNN. (...) (UOL)

7-"AGENDA IDEOLÓGICA" NA ONU. Javier Milei (La Libertad Avanza, direita) denuncia "agenda ideológica" em discurso na ONU. Por AFP. "Passamos de uma organização que perseguia a paz para uma organização que impõe uma agenda ideológica a seus membros", disse Milei em seu primeiro discurso na ONU, após assumir a Presidência argentina, em dezembro de 2023. (...) (Correio do Povo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]