Acredite se quiser. Presidente de Israel nega envolvimento do país em explosões de pagers e walkie-talkies do Hezbollah

Por José Aparecido Miguel (*)

1-LULA CORTADO NA ONU. Lula excede tempo de discurso e ONU corta som do microfone. Por Mariana Haubert e Giullia Colombo. Presidente participou da Cúpula do Futuro, sessão sem grande relevância em que chefes de Estado falaram por até 5 minutos; plenário não ficou lotado e na hora do brasileiro havia ao menos 60 cadeiras sem ocupação. (...) (Poder360)

2-O RECADO DE LULA NA ONU. Na ONU, Lula diz que falta "ambição aos líderes". Por Fabio Grecchi. Em discurso na Cúpula do Futuro, presidente lamenta a pouca "ousadia" dos chefes das nações para trabalhar pela preservação do planeta. A crítica reforça a advertência, feita no Relatório Anual de Lacuna de Emissões 2023, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), de que as metas previstas no Acordo de Paris estão cada vez mais difíceis de serem alcançadas e que até o fim deste século o planeta pode ficar até 3° mais quente. (...) (Correio Braziliense)

3-ALÉM DAS CADEIRADAS. É necessário refletir sobre como nossa democracia chegou a esse ponto, mas esses episódios não devem desviar nosso olhar de temas estruturais. Por Ricardo Henriques. Um deles é a capacidade dos municípios de ofertarem serviços de qualidade, considerando a responsabilidade que, legalmente, atribuímos a eles. Isso é agravado por gestões ineficientes e pelo fato de muitos municípios terem sido criados — saímos de 4.121 em 1988 para 5.570 hoje — sem condições de se manterem com receitas próprias. Na educação, o desequilíbrio é histórico. Hoje as redes municipais já são responsáveis por praticamente metade (49%) dos mais de 47 milhões de estudantes de toda a educação básica (da creche ao ensino médio). Se as 6,2 milhões de matrículas estaduais no fundamental migrassem para as prefeituras, haveria um incremento de 27% no atual patamar de matrículas municipais. (...) (O Globo)

4-AS PIORES QUEIMADAS. Por André Biernath. A Amazônia e o Pantanal, dois dos mais importantes biomas brasileiros, sofrem as piores queimadas dos últimos 20 anos. Essa é a principal conclusão de um novo relatório publicado pelo Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus (Cams, na sigla em inglês), uma agência que integra o programa espacial da União Europeia. Ainda segundo o estudo do Cams, os incêndios florestais são o principal fator por trás desse aumento das emissões de carbono. O relatório do Cams ainda chama a atenção para o que acontece nos Estados do Amazonas e Mato Grosso do Sul. Nesses dois lugares, a estimativa acumulada total de emissões de carbono é a maior nos 22 anos de registros. (...) (BBC News Brasil) Ações contra incêndios foram insuficientes, diz Marina Silva. Ministra do Meio Ambiente admite plano aquém da realidade, mas afirma ver indícios de queimadas criminosas pelo país e de afronta política contra governo Lula. Por João Gabriel e Marianna Holanda. (...) (Folha de S. Paulo)

5-AHAHAHAHAH - Presidente de Israel nega envolvimento do país em explosões de pagers e walkie-talkies do Hezbollah. Número de mortos das explosões somadas chegou a 37, e 3 mil pessoas ficaram feridas; desde então, os ataques entre Israel e os terroristas da milícia libanesa se intensificaram. O presidente de Israel, Isaac Herzog, negou que o país seja responsável pelas explosões de pagers e walkie-talkies da milícia terrorista xiita Hezbollah, na terça-feira (17), e na quarta-feira (18) no Líbano. O número de mortos das explosões somadas chegou a 37, e 3 mil pessoas ficaram feridas. Desde então, a troca de ataques entre Israel e Hezbollah ficou mais intensa. Em entrevista à emissora britânica Sky News, Herzog disse que o Hezbollah tem "muitos inimigos" e rejeitou qualquer ligação com as explosões. Herzog também apontou que Israel não tem o interesse em entrar em guerra com a milícia libanesa, mas admitiu que as tensões estão altas. Herzog criticou o Irã e acusou Teerã de querer "conquistar todo o Oriente Médio e entrar na Europa". O presidente de Israel apontou que Israel tem o direito de se defender de "ameaças existenciais". Durante a entrevista, Herzog também foi questionado se o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, é a pessoa certa para costurar um acordo com o grupo terrorista Hamas que garanta a volta dos reféns israelenses. O presidente afirmou que irá trabalhar com qualquer primeiro-ministro e que para que um acordo com o grupo terrorista Hamas seja possível, o líder do grupo, Yahya Sinwar, precisa estar disposto. Em Israel, o chefe de Estado é o presidente, que é eleito pelo Parlamento do país. Já o primeiro-ministro é o chefe do Executivo, eleito pela população no pleito parlamentar. (...) (Jovem Pan)

6-TRÁFICO DE 640 QUILOS DE COCAÍNA. Homem é preso com 640 kg de cocaína em táxi em SP. A prisão feita pela PF e PRF neste domingo (22) na Marginal Tietê. Por Elijonas Maia. A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante domingo (22) um homem que transportava cerca de 640 kg de cocaína em um táxi. Ele foi levado para a Superintendência da PF na capital paulista e deve passar por audiência de custódia. Os investigadores também apontam que a partir da prisão as apurações terão continuidade para identificar outros possíveis envolvidos na operação criminosa. E também identificar a origem da droga. (...) (CNN Brasil)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com