Por: Gustavo Tutuca*

Novo Roxy: um presente do Rio de Janeiro para o Brasil

O Rio de Janeiro recebe mais um importante projeto, pensado para incrementar a cultura, o turismo e a economia. A reabertura do Roxy, em Copacabana, marca um novo capítulo não apenas para o nosso estado, mas para o Brasil. Antes, um dos cinemas mais tradicionais do país, agora, o espaço - totalmente renovado - transforma-se em uma sofisticada casa de dinner show, oferecendo ao público uma experiência pioneira e exclusiva, no coração da Zona Sul carioca.

Inspirado em locais de renome mundial, como o Moulin Rouge (Paris), a Broadway (Nova York) e o Señor Tango (Buenos Aires), o projeto, inovador no país, une gastronomia de excelência e espetáculos culturais de alto nível - um trabalho cuidadosamente elaborado para atrair turistas nacionais e estrangeiros.

O Roxy ressurge num momento em que o Rio de Janeiro voltou a ser palco de grandes eventos mundiais. O show de Madonna, o Rock in Rio e a Cúpula do G20, entre outros, posicionam o estado entre os principais destinos de eventos globais. Do início de 2024 até o mês de setembro, o Rio recebeu mais de um milhão de turistas internacionais, um aumento superior a 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses números indicam que o estado pode alcançar um recorde histórico em visitantes internacionais, superando os números de 2018, quando passaram por aqui quase 1,3 milhão de visitantes.

A segurança jurídica proporcionada pelo Estado é fundamental para consolidar a confiança dos investidores. E a chegada de grandes empreendimentos, como o novo Roxy em Copacabana, evidencia que o nosso estado possui um ambiente propício para negócios de todos os tamanhos. Projetos realizados em parceria com o setor privado validam a estabilidade e a previsibilidade, o que atrai capital nacional e estrangeiro e ainda fomenta um cenário seguro e dinâmico para novos negócios.

Essa dinâmica positiva reflete o momento promissor do turismo no Rio de Janeiro e no Brasil. O estado, que já foi palco de megaeventos como a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016), agora renova seu apelo turístico com atrações permanentes e inovadoras. O Roxy simboliza esse novo cenário, que, mais do que entreter, fortalece a economia, cria empregos e impulsiona negócios locais, beneficiando toda a cadeia produtiva do turismo.

O Rio de Janeiro, mais uma vez, comprova sua capacidade de agregar valor a projetos diversos, combinando tradição e inovação, turismo e economia, segurança jurídica e oportunidades de investimento. O novo Roxy simboliza esse protagonismo e inspira ainda novos empreendimentos. É um presente do Rio de Janeiro para o Brasil!

*Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro