O lado ruim da tecnologia
Há muitas problemáticas trazidas pela tecnologia para as gerações atuais. Coisas simples como os brilhos das telas de aparelhos celulares e smartphones estarem envelhecendo os rostos das crianças e adultos com seu alto brilho, até doenças oftalmológicas, como a intensificação de astigmatismo e miopia estão acontecendo diante de nossos olhos, literalmente.
E fica difícil de protestar contra essas ações, porque logo se é taxado de 'velho', 'inimigo do progresso', 'ultrapassado' e afins. No entanto, é apenas uma preocupação - muito justa, por sinal - com a saúde de crianças para que elas não sofram as consequências de suas ações.
Outra praga que sequer é novidade, mas foi intensificada pelas tecnologias atuais, são os fones de ouvido.
Com a popularização dos chamados 'fones de ouvido intra-auriculares', que ficam dentro do ouvido, estão afetando a capacidade auditiva da nova geração, que sofrerá com os efeitos da surdez nos próximos anos.
Não bastassem os fones, os streamings de música estão com uma disponibilidade maior do que nunca. Se antes era necessário comprar um disco ou um CD para ouvir, o que limitava o tempo e a quantidade de músicas disponível, agora as canções desejadas estão a um clique de distância.
É necessário que pais, amigos e parentes alertem seus filhos, amigos ou colegas sobre essa importância de dar um tempo nos fones de ouvido e nas telas, porque a perda progressiva de audição e visão são processos extremamente desgastantes e são capazes de mexer até mesmo com o psicológico das pessoas, porque chegará uma hora em que a situação ficará irreversível.