Laboratório responsável por testes contaminados foi contratado para fazer 1,7 milhão de exames no Rio. Fernanda Montenegro: 95 anos

Por José Aparecido Miguel (*)

1 - LABORATÓRIO responsável por testes contaminados foi contratado para fazer 1,7 milhão de exames no Rio. Contrato que abrangia 13 unidades de saúde foi suspenso após escândalo de contaminação Por Felipe Grinberg e João Vitor Costa. (...) 'Tratamento de HIV é contraindicado para tranplantados', diz coordenador de grupo de apoio a pessoas que vivem com a doença. Márcio Villard, coordenador-geral do Grupo Pela Vidda, explica que a medicação aumenta a imunidade e isso pode provocar a rejeição do órgão. Por Geraldo Ribeiro. O transplante de órgãos infectados com o vírus HIV em seis pessoas no Estado do Rio, que aconteceu por um erro escandaloso do laboratório PCS Lab Saleme (que fica em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense), não é apenas caso de polícia. Para as vítimas, o que seria a solução se tornou um problema para a vida inteira, como explica Márcio Villard, coordenador-geral do Grupo Pela Vidda, que há 35 anos desenvolve um trabalho de apoio a pessoas que vivem com HIV. (...) (O Globo)

2-EXTRADIÇÃO - Moraes determina extradição de 63 brasileiros na Argentina investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 . Ministro atendeu a um pedido da Polícia Federal. Decisão do ministro foi encaminhada para o Ministério da Justiça, a quem cabe levar a extradição adiante. Por Márcio Falcão, TV Globo. A determinação do ministro foi enviada para análise do Ministério da Justiça. Cabe ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, ligado ao ministério, avaliar se o caso cumpre acordos previstos nos tratados internacionais. (...) (g1) Moraes solicita extradição de Oswaldo Eustáquio, foragido da Justiça brasileira que reside na Espanha. Urgência da solicitação implica que o Ministério da Justiça deve enviar os documentos necessários às autoridades espanholas. Eustáquio enfrenta investigações por incitação a atos antidemocráticos, que incluem tentativas de fechamento do Congresso e do STF. Ele também é acusado de permitir que seus aliados desrespeitassem ordens judiciais. (...) (Jovem Pan)

3-FERNANDA MONTENEGRO: a obra da grande aniversariante do dia. Grande dama da atuação no Brasil completa 95 anos em plena atividade; atriz está rodando novo filme e com dois longas para estrear. Por Lucas Salgado — Rio de Janeiro. De Zulmira em "A falecida" a Dora de "Central do Brasil". De Nossa Senhora em "O auto da Compadecida" a Dona Picucha de "Doce de mãe". De Charlô em "Guerra dos sexos" a Bia Falcão em "Belíssima". Estes são apenas alguns dos inúmeros papéis icônicos de Fernanda Montenegro ao longo de uma trajetória de oito décadas dedicadas à arte e à atuação nos palcos, na TV e no cinema. Em plena atividade, trabalhando na gravação de um novo filme e com outros dois longas para estrear, dia 16 a atriz sopra velinhas para seu aniversário de 95 anos. No clima de festa, Fernandona, como é conhecida pelos fãs, será tema de "Tributo", especial que chega ao Globoplay e que passa quinta-feira, 17, na Globo, após "Mania de você". A atriz também será homenageada pelo Canal Brasil, com uma maratona de 24 horas com seus principais trabalhos no cinema, e no Telecine Cult, com uma seleção de cinco longas de sucesso. (...) (O Globo)

4-SANIDADE MENTAL DE TRUMP. Donald Trump resolveu transformar uma sessão de perguntas e respostas com eleitores em uma festa na segunda-feira (14). Por quase 40 minutos, ele ficou no palco, às vezes dançando, às vezes só parado, enquanto todos ouviam uma playlist que foi de "Ave Maria" ao musical "Cats". Entretenimento é uma marca do apelo político do empresário, mas improvisar uma balada a três semanas da eleição em Oaks, na Pensilvânia, o estado mais importante da corrida, parece ter extrapolado os amplos limites em que seu comportamento é visto como natural. Kamala Harris. "Espero que ele esteja bem", escreveu a democrata. A página de sua campanha, Kamala HQ, foi além: "Trump parece perdido, confuso e paralisado no palco enquanto várias músicas tocam por mais de 30 minutos e o público deixa o local cedo". (Folha de S. Paulo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com