Por: Pedro Sobreiro

Mostrinha é o grande acerto da Mostra SP

Primeira edição da Mostrinha foi um sucesso! | Foto: Divulgação

A 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo chegou ao fim, mais uma vez consolidada como um grande sucesso no calendário turístico e cultural da cidade de São Paulo. Além de aumentar consideravelmente a ocupação das salas de cinema da cidade em horários pouco comuns do circuito, a Mostra SP desse ano tem um motivo a mais para ser celebrada: a primeira edição da 'Mostrinha'.

Voltada para a criançada, a 'Mostrinha' trouxe uma programação infantil culturalmente riquíssima, e o grande destaque foi a estreia da maior animação nacional de todos os tempos: "Arca de Noé".

Em sessão mais do que especial na nobre Sala São Paulo, mais de 800 crianças de colégios públicos tiveram a experiência de ver um filme no cinema, muitos pela primeira vez. Segundo o ator e dublador do filme, Rodrigo Santoro, a sessão foi uma "experiência catártica", com as crianças encantadas e envolvidas pelas músicas de Vinicius de Moraes.

Quem também destacou a Mostrinha foi o diretor de Castelo Rá-Tim-Bum, Cao Hamburger. No painel "O Cinema e as Infâncias", do IV Encontro de Ideias Audiovisuais, ele ressaltou a importância de trazer o cinema para perto das crianças, ainda mais em tempos em que a TV aberta parece ter desistido de exibir programação infantil.

Mais do que dar início a uma formação de base de público infantil, a Mostrinha cumpriu um papel social de mostrar às crianças que o cinema é um espaço que pode - e deve - ser ocupada por elas, independentemente de classe econômica ou social. A sétima arte é para todos, inclusive para a molecada, que também anseia por cultura. Viva a Mostrinha!